Brasileiros começaram a ser notificados por conta de filmes piratas baixados pela internet. No entanto, essa não parece ser a única medida contra pirataria adotada por aqui.

Isso porque, como relatado pelo TorrentFreak, uma nova fase da Operação 404 foi iniciada. Por conta dessa implementação, só em 2022 – quarto ano da iniciativa -, 226 sites e 461 aplicativos que compartilhavam conteúdo pirata foram fechados.

Esse número é quase parecido com o do ano passado, em que 334 sites e 94 aplicativos foram encerrados. Estima-se que, ao todo, nos anos de existência da operação, mais de mil sites e 720 aplicativos foram bloqueados completamente.

Para que o combate à pirataria seja feito, uma coalizão foi criada e conta com diversos integrantes, incluindo a empresa antipirataria Nagra e a Alianza, um grupo que conta com várias empresas da América Latina, como DirecTV, Telefonica, Sky Brasil e Globosat.

Método para combate à pirataria

Ilustração de pirataria

Imagem: PerlaStudio/Shutterstock

Com a crescente demanda por esse tipo de conteúdo, há informações de que a Nagra possui um programa contínuo para identificar e interromper o maior número possível de facilitadores de compartilhamento desse material.

Isso se refletiu no aumento contínuo dos alvos fechados com sucesso em diversos territórios. O principal indicativo disso é que nas lojas de aplicativos os softwares do tipo estão sendo removidos – embora os donos não perdem tempo e lançam outras versões em seguida.

De qualquer forma, a Nagra envia constantemente reclamações às lojas de apps denunciando esses softwares. Em agosto de 2021, por exemplo, foram 62 denúncias das quais todas foram atendidas.

Pirataria no Brasil

Foto: Dimitris Vetsikas/Pixabay

Mas além dos aplicativos e sites que compartilham conteúdo pirata, as listas de IPTV também são alvo das ações da empresa. Entre 2019 e 2021, a Nagra derrubou quase 9.500 listas de conteúdo que violavam o direito autoral.

De qualquer forma, o número pode ser expressivo, porém, vale lembrar que a iniciativa abrange apenas uma região geográfica. Caso fosse estendida para o restante do mundo, os desafios seriam ainda maiores, principalmente por conta das diferentes legislações vigentes.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários