A OpenSea afirmou que entrará em contato e oferecerá reembolsos a usuários da plataforma de comercialização de NFTs. Os token não-fungíveis (NFTs), são itens únicos digitais autenticados em blockchain, podem ser obras de arte, músicas, colecionáveis e muito mais. Um problema na plataforma fez com que algumas pessoas comprassem tokens por um preço baixíssimo e revendessem com altos valores, com prejuízo dos donos originais.

No dia 24 de janeiro, a empresa de segurança em blockchain Elliptic e vários usuários no Twitter falaram sobre o bug. Na verdade, a OpenSea é um exchange (mercado) centralizado (CEX) que lida com o comércio descentralizado de blockchain (DEX). Por isso, boa parte das negociações na plataforma são off-chain (fora da blockchain). O resultado foi que outras pessoas se aproveitaram e obtiveram tokens ilegalmente.

Os aproveitadores conseguiram acessar a API da OpenSea através de outras ferramentas de comercialização de NFTs, como a plataforma Raribles. Lá, era possível ver preços antigos dos tokens, bem mais baratos, e comprá-los com o baixo valor. Para impedir que a compra “indevida” fosse notada e bloqueada pela plataforma, os aproveitadores rapidamente revendiam os NFTs a preços atuais de mercado.

Um usuário teve seu NFT comprado por US$ 1.800 e vendido rapidamente por US$ 196.000, com negociações em Ethereum na OpenSea. A Elliptic informou que pelo menos três aproveitadores haviam comprado 8 NFTs ou mais a preços muito baixos em cerca de 12 horas. Os NFTs roubados foram do Bored Ape Yacht Club, Mutant Ape Yacht Club, Cool Cats e Cyberkongz.

NFTs

Imagem: Shutterstock

Usuários esperam o reembolso dos NFTs vendidos indevidamente

Apesar da OpenSea ter afirmado que reembolsaria os usuários, quem afirma ter caído no golpe ainda não recebeu reembolso. Um porta-voz da OpenSea minimizou o problema como uma “confusão da interface de usuário”, em entrevista à ZDNet.

A OpenSea afirmou que está revendo seus processos de listagem e comercialização de NFTs e procurará tornar mais claro para usuários que precisam cancelar listagens por preços antigos. Para ficar totalmente seguro, os usuários precisam rever suas listagens e até considerar mudar de carteira ou mercado.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários