Entenda o que são computadores quânticos e por que eles ameaçam o futuro
Daqui alguns anos, computadores quânticos deverão ter potencial para quebrar a criptografia de qualquer processo digital na redeBy - Igor Shimabukuro, 4 fevereiro 2022 às 16:39
Os computadores quânticos são considerados verdadeiros “salvadores da pátria” para o futuro, já que serão capazes de solucionar problemas nas mais diversas áreas. O grande problema é que todo esse avanço tecnológico também significará riscos para a sociedade e para o universo digital.
Computadores quânticos? Hãn?
Antes de mencionar os riscos é preciso, inicialmente, entender o que são esses “benditos” computadores quânticos. Esses dispositivos nada mais são do que máquinas super potentes, capazes de executar e processar informações em uma velocidade muito (muito mesmo) maior que os computadores tradicionais de hoje em dia.
Isso porque os dispositivos atuais limitam-se aos bits (0 para falso e 1 para verdadeiro), o básico da computação. Já os computadores quânticos entendem que as partículas podem assumir dois valores ao mesmo tempo e, por conta disso, operam com a unidade de bit quântico (ou simplesmente qubit).
Por conta disso, a expectativa é de que o desenvolvimento dessas máquinas possibilite inúmeras descobertas para a sociedade. Por meio de cálculos simultâneos, esses dispositivos poderiam realizar descobertas científicas, fomentar outras tecnologias e até mesmo auxiliar em pesquisas no espaço.
Em teoria, um super avanço tecnológico que vai beneficiar toda a população global. Em teoria.
Tecnologia não é um “mar de rosas”
Mas assim como qualquer habilidade ou conhecimento, os computadores quânticos também poderão ser usados para o mal. Inclusive, recentes descobertas de especialistas afirmam que essas máquinas terão poder suficiente para quebrar a criptografia dos bitcoins na próxima década.
Basicamente, o bitcoin é um ativo digital baseado em blockchain e protegido pelo algoritmo SHA-256. A cada transação do ativo é atribuída uma chave criptográfica que fica vulnerável por um tempo finito (de 10 minutos a um dia, em média). Felizmente, isso não traz riscos perante aos computadores comuns atuais.
O grande problema é que cientistas da University of Sussex estimaram que computadores quânticos poderiam quebrar a criptografia dessa chave sem maiores problemas. Uma máquina com 1,9 bilhão de qubits demoraria 10 minutos, enquanto dispositivos com 317 milhões e 13 milhões de qubits demorariam uma hora e um dia inteiro, respectivamente.
Sim, é verdade que o computador quântico atual mais potente, desenvolvido pela IBM, possui “meros” 127 qubits e que os cientistas acreditam que esse salto tecnológico levará mais de uma década. Ainda assim, todo esse avanço envolverá muito mais do que apenas o mercado de criptomoedas.
Muito além do bitcoin
Quebrar a criptografia de bitcoins pode ser apenas uma das preocupações. A julgar o potencial que essas máquinas terão, qualquer processo digital — mesmo que criptografado — estará vulnerável. E isso pode incluir conversas, arquivos em nuvem, senhas e mais uma infinidade de coisas.
Como é de se imaginar, os computadores quânticos super potentes custarão fortunas e serão adquiridos apenas pela elite da sociedade. Logo, a privacidade dos mais de 90% de habitantes da Terra estarão em jogo. O que eles poderão fazer? Quem vai fiscalizá-los? Muitas perguntas para poucas respostas.
De qualquer forma, as estimativas divulgadas servem mais para causar uma ação imediata do que um temor generalizado. Há muito chão pela frente e será necessário esforços de governos e empresas de tecnologia para tornar dados e qualquer outro tipo de informação à prova destes dispositivos quânticos.
Resta cruzar os dedos para que o tempo estimado seja suficiente.
Via: Tom’s Hardware/PCWorld
Comentários