O negócio por trás da venda do futuro
Como nossas incertezas se tornaram um produto lucrativo — produzido por nós e vendido a nós mesmosBy - Liliane Nakagawa, 8 janeiro 2022 às 18:02
Todo fim de ano, proliferam predições sobre o futuro. Especulações habituais e tendências tecnológicas sobre estilos de vida. No entanto, em 2022, em meio às variantes de Covid-19, nacionalismos em ascensão, colapso econômico global e crises climáticas, algo diferente está unindo essas incertezas: a introspecção existencial. E com o futuro na moda, como sempre esteve, a incerteza endêmica como alma da era promete ser ainda mais exacerbada.
O próprio “futuro” se tornou um slogan. A CES (Consumer Electronics Show), que desde 1967, autodenomina como o mais influente evento de tecnologia do mundo, promete “uma visão frontal do futuro da tecnologia” e trazer engenhocas que serão “as próximas inovações que moldarão o futuro e a economia do amanhã” todos os anos. O Slack se rotulou como futuro do trabalho e lançou o próprio Fórum Futuro, as universidades estão decretando “comitês do futuro”, sem citar a declaração uníssona de Facebook, Atari e a cidade de Seul sobre o metaverso como o futuro iminente da nossa realidade. Além dos governos se comprometendo todos os anos com futuros sustentáveis.
Este “futuro” é mais um ato de promoção que um momento específico no tempo. Invocá-lo pode ser um significante tão poderoso de progresso e otimismo que pode queimar ideias e iniciativas estáveis, e motivar as pessoas, mesmo diante das realidades mais sombrias. Como escreveu o historiador alemão Reinhart Koselleck, “O que o futuro oferece é uma compensação para a miséria do presente”. Entretanto, se comprarmos essas visões com muita facilidade, os futuros cor-de-rosa que nos são vendidos ameaçam prolongar a miséria. Renunciar a esta moda de futurismo requer compreensão e questionamento de como chegamos até aqui, quem lucra com isso, e como contar futuros sérios com “qualidade inferior”.
O ver além está presente na maior parte da história humana, seja por orações pela chuva ou sob a promessa de salvação das religiões. No entanto, usar a previsão como estrategiar o futuro é uma herança de um breve passado generalizado adotado pelo Ocidente, datado de antes do século XIX. Como explica Jamie Pietruska em ‘Looking Forward (Olhando para o Futuro): Predição e Incerteza na América Moderna’ — “a predição tornou-se uma prática científica, econômica e cultural onipresente” em meio aos avanços científicos do final do século XIX e ao crescente secularismo — manifestados por previsões do tempo, adivinhações da sorte e profecias acerca dos negócios.
Estas mudanças coincidiram com a ascensão da modernidade, as investidas de mudanças sociais e tecnológicas que continuam a acentuar as sociedades focadas em novidade, progresso e ruína criativa. Marshall Berman, um filósofo marxista, descreveu o que é exatamente o nosso momento atual: “ser moderno é encontrar-se em um ambiente que nos promete aventura, poder, alegria, crescimento, transformação de nós mesmos e do mundo — e, ao mesmo tempo, ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos”. Uma dinâmica social contraditória, à medida em que une a espécie humana é capaz de destruí-la.
Enquanto essa convulsão contínua pode ser emocionante, desconcertante e assustadora de uma só vez, ela desencadeia um desejo de compreender e controlar o caos. A resposta a esse choque futuro é dado pela previsão do futuro, uma incerteza que nem todos experimentam ou imaginam da mesma forma. A marcha linear para esse futuro cheio de progresso é também uma construção histórica e social beneficiada por uma minoria detentora de poder, a qual influencia os tipos de mudanças que surgem e decide quem se beneficiará delas. Ao individualizar o futuro, é inevitável que grupos serão marginalizados e carregarão o fardo de futuros distópicos enquanto não participam desta utopia.
O quão responsáveis são essas visões que titãs como Elon Musk tem ao transformar o futuro dos seus sonhos em um desejo consonante da humanidade. A plena ‘autorização’ para colocá-los em prática seria apenas porque é possível trabalhar neles? E como toda predição do futuro, se der errado, quem sofrerá as consequências?
O reconhecimento facial é uma dessas tecnologias, que apesar de levar a invasão de privacidade e até mesmo detenções injustas, banida em várias cidades e estados no mundo, ainda é normalizada em muitas outras. Nos Estados Unidos, por não haver lei federal que cubra a tecnologia, esse paradoxo persistente não deve encontrar barreiras até ser regulamentado na maior parte do território americano.
Enquanto isso, a inteligência artificial por trás do reconhecimento facial, que tem dificuldade de diferenciar homens e mulheres quanto mais escuro for o tom de pele, vai julgar pessoas baseando-se em vieses machista e racista, já que a escolha das informações usadas para treinar os algoritmos são em maioria brancos e masculinos.
Lucrar sobre o futuro: a vida social como terreno de oportunidades econômicas especulativas
Embora a capacidade de planejar o futuro com automóveis autônomos, foguetes interplanetários e interfaces cérebro-máquina seja muitas vezes um luxo, ela também é parte central para o capitalismo, baseado em retorno de investimentos, lucros esperados e coordenação da oferta e da demanda. Desde a virada do século XX, tem havido formas cada vez maiores de lucrar com o futuro, à medida que mais áreas da vida social se tornam terrenos de oportunidades econômicas especulativas.
Da previsão de tecidos, silhuetas e estados de espírito da moda aos conselhos de think tanks às fundações e organizações sem fins lucrativos sobre o futuro da saúde ou da governança, as explicações de analistas de tendências culturais acerca das consequência da realidade virtual na Geração Z aos clientes da Fortune 500. Sem mencionar os autosserviços e as proclamações hiperbólicas de bilionários como Elon Musk, Jeff Bezos ou Mark Zuckerberg. Não à toa, eles figuram todos os anos a lista das 10 pessoas mais ricas do mundo.
Democratizar o futurismo significa mais vozes, mais imaginários e mais possibilidades — mais capacidade de planejamento para mais de nós. Enquanto o futuro se tornar sujeito aos caprichos de uma economia atenta, haverá um preço a se pagar por algo tão importante.
Se a propaganda faz manchetes e a desinformação desvirtua a verdade, isso ainda significa que levamos ideias tolas de pessoas proeminentes mais a sério que deveríamos. Significa que as preocupações excessivas com previsões do futuro que nos são vendidas a todo momento podem nos distrair de engajarmos no presente. Significa que aqueles cuja plataforma lhes dá autoridade para falar e ser ouvidos sobre o futuro raramente são solicitados a questionar suas suposições e motivações.
O excesso de previsões pode nos dar a sensação de que há mais certeza sobre o mundo, mas é preciso lembrar que a previsão, ou futuro alternativo — como futuristas gostam de nomear o trabalho que fazem — é notoriamente inconstante e há pouca responsabilidade por previsões equivocadas.
O que é certo é que vender futuros é um negócio que se alimenta da incerteza — o seu verdadeiro produto. Se há tantos futuros vindos de lugares distintos, com muitas agendas, isso não invalida o empreendimento da previsão, só aumentará a confusão e consequentemente o aumento da necessidade da previsão.
Enquanto houver mercado para “orientar” sobre as incertezas em tempos turbulentos, o futuro permanecerá tão na moda como sempre esteve.
Via Wired
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