O HarmonyOS da Huawei pode chegar aos PCs
Segundo ex-executivo da chinesa, o HarmonyOS já é capaz de rodar em computadoresmas Huawei estaria apenas decidindo "quando" lançá-loBy - Rafael Arbulu, 4 setembro 2023 às 12:02
A Huawei pode estar perto de levar o HarmonyOS aos PCs. O sistema operacional que nasceu da proibição do Android a companhias chinesas – uma decisão derivada do governo do ex-presidente Donald Trump – já foi instalado em computadores pessoais, mas apenas em caráter independente de testes. Neste caso, no entanto, tudo indica que a adoção será oficial e sancionada pela gigante chinesa.
A informação vem de Wang Chenglu, ex-executivo da Huawei e atual CEO da Shenzhen Kaihong Digital Industry Development. Em uma resposta a um questionamento de usuário no Weibo (via IT Home e Gizmochina), o especialista afirmou sem meias palavras que a chinesa estaria estudando a viabilidade de um lançamento oficial do HarmonyOS no PC. A Huawei, obviamente, manteve-se em silêncio sobre o boato.
O HarmonyOS, para os não-familizarizados, é um sistema operacional móvel tal qual o Android e o iOS. A diferença é que ele usa aplicações quase que exclusivamente chinesas – não há nele, por exemplo, Gmail ou YouTube, já que esses pertencem ao Google e a proibição mencionada acima não os contempla em dispositivos chineses.
No caso da informação trazida por Chenglu, a dúvida não é “se”, mas “quando”: o executivo disse que a empresa ainda não sabe a melhor data para lançar o SO e é isso que ela ainda está deliberando internamente.
Em fevereiro deste ano, um vídeo no YouTube viralizou na “bolha tech”, mostrando uma versão adaptada do HarmonyOS rodando “lisinha” em um notebook da Hewlett-Packard (HP). De acordo com a descrição da época, o aparelho rodava o HarmonyOS 3.2 em sua versão beta. Entretanto, na ocasião, foi ressaltado o detalhe de que o sistema ainda não tinha a capacidade de rodar tarefas mais pesadas, como edição de vídeo e imagens ou a execução de jogos.
Rodar fora da seara dos smartphones e tablets, no entanto, não é bem uma novidade para o HarmonyOS: o sistema operacional da Huawei existe de forma oficial, por exemplo, em alguns carros elétricos da China.
Atualmente, a Huawei tem se ocupado com as atualizações e gerenciamento técnico do HarmonyOS 4.0, lançado no começo de agosto.
Comentários