A gente já viveu sem internet, mas atualmente é difícil sequer imaginar que um dia não tivemos um smartphone por perto. Acredita? Um objeto hoje tão onipresente e “quase” indispensável nas nossas vidas não existe desde sempre. Pois é.

Fato é que – querendo ou não – os celulares se transformaram em uma extensão dos nossos braços. Agora é assim; a internet sempre na palma da sua mão (quase sempre, vai). Imaginar um mundo sem smartphones e aplicativos é inconcebível. É?

jovens usam smartphone, internet no celular

Imagem: Shutterstock

Olha que engraçado. Antes do surgimento do primeiro smartphone, ninguém imaginou que “precisaria tanto” de um desses algum dia. Agora, quem vive sem? Quase ninguém.

E o que vem depois do smartphone? Será que você vai “precisar” tanto desse dispositivo algum dia? Seus netos não viverão sem eles? A evolução da tecnologia é irreversível, por mais tempo que leve, mas você já parou para imaginar que o smartphone pode simplesmente desaparecer um dia? Calma, ainda vai levar um tempão. Meio difícil acreditar (ainda), mas parece que este é mais ou menos o caminho… que começa a ganhar forma agora com a chegada do 5G.

ilustração calendário 5G no Brasil

Imagem: Shutterstock

Visionário Zuck

Sete anos atrás (faz tempo, hein!), o visionário Mark Zuckerberg disse que o smartphone seria substituído por outro dispositivo na próxima década. O prazo, então, seria 2025. Ele se precipitou, vai demorar um pouco mais. Mas parece que a “profecia” do tio Zuck (hoje certamente não somente dele) está cada vez mais próxima de se tornar realidade.

Em 2015, o hoje CEO da Meta disse que o smartphone seria substituído por um óculos de realidade aumentada ou virtual – mista, provavelmente. Olha só o que ele comentou na época:

“Estamos trabalhando em VR porque acho que é a próxima grande plataforma de computação e comunicação depois dos telefones”.

Sete anos atrás.

O futuro da internet é um óculos (com 5G)

Imagem: Anthony Quintano from Honolulu, HI, United States, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

No ano passado, você deve ter visto, o mesmo Zuckerberg anunciou a mudança de nome do seu império: ex-Facebook, agora Meta. Em paralelo, o 5G começa a ganhar (ainda bem aos poucos) o mundo – até o Brasil. E tudo isso caminha em uma mesma direção…

Você certamente já ouviu falar do Metaverso, né? Está nascendo – ou já nasceu, mas ainda está na incubadora – um novo capítulo da internet e para entrar nele, sim, você vai precisar de…(adivinha) um óculos – e conectividade, claro.

óculos inteligente, futuro da internet

Imagem: Shutterstock

De óculos na internet do futuro

O assunto foi tema do debate que fechou o 5G Summit Brazil, evento realizado pela Qualcomm nesta terça-feira (16) que reuniu líderes da indústria para discutir o impacto da chegada da quinta geração de banda larga móvel em diferentes segmentos e soluções – inclusive no Metaverso.

Hugo Swart, chefe de VR e AR da Qualcomm

Hugo Swart, chefe de VR e AR da Qualcomm – Imagem: Cesar Schaeffer

Representantes da Meta, Arvore, Beenoculus e da própria Qualcomm acreditam que a nova rede 5G será uma grande habilitadora de novas soluções no Metaverso. Claro, todos concordam com o Zuckerberg de 2015: o futuro da internet é um óculos; um óculos conectado, de preferência, com 5G.

Tudo bem, vai demorar para os óculos substituírem os smartphones. Mas… até quando?

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários