Nova carteira de identidade vai priorizar número do CPF e terá versões física e digital
Após a implementação, a antiga carteira de identidade ainda deve ser válida por 10 anos para pessoas com menos de 60 anosBy - Luiz Nogueira, 24 fevereiro 2022 às 9:12
O governo anunciou na última quarta-feira (23) a criação de uma nova carteira de identidade nacional. A partir de agora, o documento, que terá versões física e digital, vai usar o número de CPF como principal informação disponível — ao contrário da identidade anterior.
De acordo com um modelo divulgado, a aparência será totalmente reformulada e terá campos para diversas informações, incluindo nome social.
O Diário Oficial da União publicou o decreto sobre a mudança da carteira de identidade e revelou que os órgãos de emissão de identidade têm até 3 de março de 2023 para adequarem seus sistemas para distribuição da novidade — que deve ser feita gratuitamente.
Vale lembrar que os documentos atuais ainda serão válidos por dez anos. No entanto, depois desta data, toda a população com menos de 60 anos deverá ter a nova cédula de identidade. A população com mais de 60 poderá continuar usando o documento anterior por “prazo indeterminado”.
Segundo o governo federal, a ideia da implementação é “simplificar a vida do cidadão”, já que todas as principais informações ficarão disponíveis em um único documento, que “segue diversos padrões de segurança”.
Durante o anúncio da novidade, foi destacado que o processo para emissão de um novo documento vai realizar diversas verificações de dados biométricos faciais e das digitais com outras diversas bases de dados. De acordo com o governo, isso vai impedir que uma mesma pessoa possa emitir diversas identidades com nomes falsos.
Como funciona a versão digital da nova carteira de identidade
Uma das características da nova carteira de identidade é a presença de um QR Code que, quando escaneado, dará acesso à versão digital do documento.
No entanto, vale lembrar que, apesar de poder ser armazenada no smartphone, apenas uma versão digital pode ser gerada por vez. Portanto, vai funcionar como um documento físico, que há apenas uma cópia.
Via: G1
Comentários
Gerson cândido de soua
Eu gostaria sabe se eu tenho dinheiro do meu marido falecido ele trabalhava fichado