A Niantic anunciou o lançamento de uma plataforma chamada Lightship que, segundo a empresa, será usada para criar aplicativos de “metaverso do mundo real”. A ideia é construir uma plataforma com as “partes necessárias para unir o mundo digital e o real”.

De acordo com o CEO da empresa, John Hanke, o Lightship vai permitir que os apps identifiquem se a câmera dos usuários está apontada para o céu ou para a água. Além disso, será possível mapear as superfícies e a profundidade de um ambiente em tempo real.

Atualmente, a Niantic conta com alguns êxitos no mundo dos jogos, incluindo “Pokémon Go”. Com a novidade, o CEO afirma que a empresa está “revelando os segredos de tecnologia que temos usado para construir nossos produtos” para ajudar outros desenvolvedores a construir “aplicativos de realidade aumentada”.

A partir de agora, o Lightship está disponível para qualquer desenvolvedor acessar. A maior parte do kit de ferramentas é gratuita, embora a Niantic afirme que vai cobrar por um recurso que permite o acesso a experiências de realidade aumentada por vários dispositivos simultaneamente. Para o próximo ano, a Niantic planeja uma grande atualização para seu novo software.

Enquanto empresas, como Meta e Apple, estão construindo ferramentas semelhantes, Hanke acredita que o suporte do Lightship ao iOS e Android fará com que a oferta da Niantic seja atraente para desenvolvedores.

Apesar de ser contra o metaverso da forma como a maioria da indústria vê – segundo Hanke, a ideia de tirar as pessoas do mundo real é um “pesadelo distópico” -, o CEO quer criar aplicativos de realidade aumentada que mantenham as pessoas engajadas no mundo físico.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários