Na última segunda-feira (24), o mundou parou para acompanhar o rebranding do Twitter para X. Mas toda a euforia do reposicionamento de marca pode rapidamente se transformar em uma grande dor de cabeça para Elon Musk. O motivo? Direitos de propriedade intelectual.

É certo que Musk é obcecado pelo X — a letra que o acompanha e figura em praticamente todos os seus negócios. Mas no mundo do business, paixão desenfreada por determinado caractere não vale mais do que um registro de patente. E isso, o bilionário talvez não tenha se ligado.

X, novo logo do Twitter

Imagem: reprodução

Acontece que X já é amplamente citado ou usado em marcas registradas. Só nos Estados Unidos, por exemplo, existem quase 900 registros ativos que já cobrem a letra em uma ampla gama de indústrias, de acordo com Josh Gerben, advogado de marcas registradas.

E basta ligar A com B para entendermos a grande problemática aqui: quem já possui marcas registradas relacionadas ao X podem entrar com contestações legais caso entendam que a nova marca do Twitter pode causar confusão ao consumidor.

“Há 100% de chance de que o Twitter seja processado por alguém por causa disso”, revelou Gerben.

Justiça seja feita, é preciso lembrar que nem toda companhia pode entrar na justiça, uma vez que a infração de marcas preexistentes só é válida se abranger outras do mesmo ramo. Mas para a infelicidade de Twitter e Elon Musk, X já é usado no campo de comunicação e tecnologia.

As pedras no sapato do Twitter

A Microsoft, por exemplo, tem registro da marca X. E segundo a descrição da patente, refere-se a uma marca que abrange serviços de jogos interativos multiplayer, fornecimento de games e de informações sobre a indústria gamer em geral.

Já a Meta, que foi ameaçada de processo pelo Twitter por conta do Threads, também tem registro de uma marca X que corresponde a streaming de áudio e vídeo, fornecimento de fóruns online para transmissão de mensagens e fornecimento de salas de bate-papo na internet.

Logo da X, marca da Meta

Logo da X, marca da Meta – Imagem: reprodução

O ponto é que o registro da Meta parece estar mais ligado à estilização do logo, que traz design da letra em branco em azul. Mas o registro da Microsoft parece bem mais abrangente, já que a proteção aparentemente contempla diversas formas da escrita X.

“Pode aparecer em azul e amarelo, pode aparecer em azul e branco, pode aparecer apenas como algo digitado, pode aparecer em uma fonte diferente – e os direitos de registro [da Microsoft] seriam igualmente poderosos”, pontuou Ed Timberlake, advogado de marcas registradas.

Isso significa que ambas podem melar o rebranding do Twitter? Em termos. Se acharem que o novo X adotado por Elon Musk infringe os direitos de sua marca, elas poderão entrar na justiça. E aí, o bilionário terá de provar que seus negócios são diferentes das marcas das big techs.

Mas um spoiler? Os especialistas do setor acreditam que a rede social de Musk dificilmente levaria a melhor em um embate jurídico…

Via: Reuters e The Messenger

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