Meta fecha parceria com Qualcomm para garantir chips Snapdragons em futuros dispositivos VR
Acordo entre Meta e Qualcomm solidifica esforços das empresas em busca de inovações para o metaverso nos próximos anosBy - Igor Shimabukuro, 2 setembro 2022 às 17:03
Nesta sexta-feira (2), durante a IFA 2022 realizada em Berlim, a Meta firmou uma nova parceria duradora com a Qualcomm para garantir que seus dispositivos de realidade virtual (VR) Quest continuem sendo alimentados por chipsets personalizados Snapdragon XR nos próximos anos.
Meta e Qualcomm de olho no metaverso
As empresas trabalham juntas em inovações VR há mais de sete anos, mas este novo contrato — cujos termos financeiros e prazo não foram divulgados — solidifica o compromisso mútuo das companhias de entregar futuros dispositivos alimentados por plataformas VR personalizadas.
“Com base em nossa liderança conjunta em XR, este acordo permitirá que nossas empresas forneçam os melhores dispositivos e experiências da categoria para transformar a maneira como trabalhamos, jogamos, aprendemos, criamos e nos conectamos em um metaverso totalmente realizado” celebrou Cristiano Amon, presidente e diretor executivo da Qualcomm Incorporated.
O acordo tende ser ainda mais importante para a Meta, ex-Facebook, que mostra-se extremamente focada no famigerado metaverso — a mudança de nome não foi à toa. Até porque o chipset da Qualcomm já está presente no Quest2 e prolongar essa parceria será valiosa para os próximos dispositivos VR da marca.
“À medida que continuamos a construir recursos e experiências mais avançadas para realidade virtual e aumentada, tornou-se mais importante construir tecnologias especializadas para alimentar nossos headsets VR e outros dispositivos […] Esses chipsets [Snapdragon XR] nos ajudarão a continuar levando a realidade virtual para seus limites e proporcionando experiências incríveis”, pontuou Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta.
Vale destacar que os chipsets oriundos dessa colaboração não serão exclusivos da companhia de Zuckerberg. Apesar disso, Tyler Yee, porta-voz da Meta, disse à Reuters que eles serão “otimizados especificamente para as particularidades do sistema Quest”.
E a parceria também não freará os planos da dona do Facebook de desenvolver tecnologias próprias: a empresa também explorará suas próprias soluções de silício nessa convergência rumo ao metaverso.
Fonte: Qualcomm
Comentários