O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) se prepara para formalizar o que seria a segunda queixa federal antitruste contra o Google, alegando violações da lei concorrencial pela prática de monopólio no mercado de publicidade digital, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

A abertura do caso no tribunal federal tem chances de ocorrer antes deste fim de semana, segundo uma fonte anônima.

Justiça dos EUA se prepara para processar Google por monopólio pela segunda vez

Imagem: BigTunaOnline/ Shutterstock.com

A subsidiária da Alphabet ocupa posição de destaque no mercado de US$ 278,6 bilhões de anúncios digitais no país, o que dá ao Google controle da maior parte da tecnologia usada para comprar, vender e oferecer publicidade online.

A queixa também marca o quinto maior caso nos EUA que desafia as práticas comerciais da gigante das buscas, e se junta a mais três processos separados de procuradores-gerais do Estado, os quais alegam que o Google domina mercados de busca online, tecnologia de publicidade e aplicativos na plataforma móvel Android, violando as leis antitruste.

A primeira ação judicial concentrada em monopólio de busca movida contra o Google aconteceu em 2020 e está programada para ser julgada ainda este ano, em setembro.

Google

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O negócio de publicidade do Google é responsável por cerca de 80% de sua receita, gerada pelos anúncios interligados que conectam anunciantes com jornais, websites e outras empresas que procuram hospedá-los. Não à toa, para ajudar a se tornar um player dominante na publicidade online, a empresa californiana adquiriu a DoubleClick e a AdMob em em 2008 e 2009, respectivamente.

Por parte de anunciantes e editores há reclamações sobre a falta de transparência quanto à porcentagem dos ganhos sobre os anúncios: quanto é destinado aos editores e ao Google.

Embora a participação na receita de anúncios digitais dos EUA tenha diminuído, segundo dados da Insider Intelligence – caindo de 36,7% em 2016 para 28,8% no ano passado -, em 2023, espera-se que as operações publicitárias da Alphabet tragam US$ 73,8 bilhões em receita de anúncios digitais só nos EUA.

O Google argumentou que o mercado para publicidade online é um mercado lotado e competitivo. Em processos judiciais e testemunhos do Congresso, a empresa observou que seus rivais incluem outros grandes players no mercado de tecnologia de anúncios, como Amazon.com Inc., Meta Platforms Inc. e Microsoft Corp.

À Bloomberg e à Reuters, o Google recusou-se a comentar, enquanto o Departamento de Justiça não respondeu ao pedido de comentário.

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