Justiça dos EUA se prepara para processar Google por monopólio pela segunda vez
Queixa se junta a mais três processos separados de procuradores-gerais do Estado, alegando domínio de mercados de busca online, tecnologia de publicidade e aplicativos na plataforma móvel AndroidBy - Liliane Nakagawa, 24 janeiro 2023 às 19:35
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) se prepara para formalizar o que seria a segunda queixa federal antitruste contra o Google, alegando violações da lei concorrencial pela prática de monopólio no mercado de publicidade digital, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.
A abertura do caso no tribunal federal tem chances de ocorrer antes deste fim de semana, segundo uma fonte anônima.
A subsidiária da Alphabet ocupa posição de destaque no mercado de US$ 278,6 bilhões de anúncios digitais no país, o que dá ao Google controle da maior parte da tecnologia usada para comprar, vender e oferecer publicidade online.
A queixa também marca o quinto maior caso nos EUA que desafia as práticas comerciais da gigante das buscas, e se junta a mais três processos separados de procuradores-gerais do Estado, os quais alegam que o Google domina mercados de busca online, tecnologia de publicidade e aplicativos na plataforma móvel Android, violando as leis antitruste.
A primeira ação judicial concentrada em monopólio de busca movida contra o Google aconteceu em 2020 e está programada para ser julgada ainda este ano, em setembro.
O negócio de publicidade do Google é responsável por cerca de 80% de sua receita, gerada pelos anúncios interligados que conectam anunciantes com jornais, websites e outras empresas que procuram hospedá-los. Não à toa, para ajudar a se tornar um player dominante na publicidade online, a empresa californiana adquiriu a DoubleClick e a AdMob em em 2008 e 2009, respectivamente.
Por parte de anunciantes e editores há reclamações sobre a falta de transparência quanto à porcentagem dos ganhos sobre os anúncios: quanto é destinado aos editores e ao Google.
Embora a participação na receita de anúncios digitais dos EUA tenha diminuído, segundo dados da Insider Intelligence – caindo de 36,7% em 2016 para 28,8% no ano passado -, em 2023, espera-se que as operações publicitárias da Alphabet tragam US$ 73,8 bilhões em receita de anúncios digitais só nos EUA.
O Google argumentou que o mercado para publicidade online é um mercado lotado e competitivo. Em processos judiciais e testemunhos do Congresso, a empresa observou que seus rivais incluem outros grandes players no mercado de tecnologia de anúncios, como Amazon.com Inc., Meta Platforms Inc. e Microsoft Corp.
À Bloomberg e à Reuters, o Google recusou-se a comentar, enquanto o Departamento de Justiça não respondeu ao pedido de comentário.
Comentários