Com a falta de interesse e venda de dispositivos de realidade virtual (VR) em queda, crescem ainda mais as dúvidas sobre o metaverso, mundo em 3D habitado por avatares criado pela Meta. De acordo com uma pesquisa, as vendas de óculos equipados com a tecnologia caíram 40% este ano em relação ao mesmo período de 2023.

metaverso

Imagem: Meta

Embora a Meta já tenha direcionado bilhões de dólares na construção e até mesmo obrigado funcionários da empresa a interagirem no metaverso, o número das vendas de dispositivos essenciais para usufruir desse mundo, colocam ainda mais incertezas sobre o destino do projeto de Zuckerberg.

O declínio é verificado ano a ano: em 2022, o VR/AR ainda tinha um mercado avaliado em US$ 1 bilhão, no entanto, o ano seguinte apresentou queda de 2% no total. Já em 2024, houve queda abrupta de 40%, segundo dados da empresa de pesquisa do setor Circana.

O dado claramente não é animador para a Meta, que já perdeu US$ 3,7 bilhões apenas no terceiro trimestre de 2023. De acordo com números relevados na reportagem do CNBC, a controlador do Facebook já acumula prejuízo de US$ 25 bilhões desde que a companhia mudou de nome há dois anos.

Falta de interesse no metaverso

A carência de dispositivos atraentes e um aplicativo interessante que todos queiram jogar ou usar são os principais fatores que explicam os números em declínio. Entre as empresas fabricantes de headsets de VR, apenas a Meta conseguiu crescimento nas vendas, com o novo Quest 3 alcançando aumento de 42% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado. Já a Sony não obteve números positivos com a venda do PSVR2.

Na foto: Meta Quest 3, óculos de realidade mista da Meta

Imagem: reprodução/Meta

No ano passado, a Apple despontou como um possível player que ajudaria a impulsionar o metaverso com o lançamento do Apple Vision Pro, no entanto, a proposta da fabricante de iPhones se voltou para experiência mais individual, sem a interação em um ambiente de rede como propõe o metaverso.

IA ou metaverso

Com a ascensão da inteligência artificial no ano de 2023, o foco da Meta parece ter se perdido um pouco, com Zuckerberg anunciando a mudança para IA e logo depois a empresa reafirmando a insistência no metaverso. Espera-se que a realização do mundo 3D habitado por avatares leve cerca de uma década para ser concretizado, ou seja, apenas em 2032, aproximadamente.

De acordo com o CTO da Meta, a empresa está apostando em IA e metaverso, afirmando que elas já começaram a se cruzar, exemplificando o assistente de inteligência artificial integrado que pode responder a perguntas sobre o mundo ao redor do usuário.

 

Via ExtremeTech

 

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