A Fandom, plataforma americana de entretenimento, anunciou nesta semana a aquisição dos sites GameSpot, Metacritic, Giant Bomb e outros nomes da cultura pop, em um acordo de compra que gira em torno de US$ 55 milhões (R$ 285,88 milhões) a serem pagos à Red Ventures, atual dona das propriedades de marca desses produtos.

Ao todo, o acordo prevê a transferência de propriedade de sete marcas (listadas ao longo deste texto) e amplia a abrangência da Fandom – que é mais conhecida pelas suas “wikis” hiper detalhadas de diversos produtos, desde quadrinhos e séries/filmes até videogames.

Banner mostra o logotipo da Fandom com suas novas propriedades intelectuais

Imagem: Fandom/Divulgação

“Estamos muito empolgados em adicionar essas marcas poderosas e de autoridade à plataforma Fandom, as quais vão expandir as nossas capacidades de negócios e oferecer conteúdos imersivos para nossos parceiros, anunciantes e fãs. Os insights, análises e conteúdos confiáveis que essas marcas oferecem fará de nós a parada obrigatória para fãs de todo o setor de entretenimento e gaming.”

O comunicado de divulgação da compra é assinado por Perkins Miller, que assumiu o cargo de CEO da empresa em 2019 e promoveu o seu “rebranding”: antes de ser a Fandom, a companhia se chamava “Wikia” – um nome que ela carregava consigo desde a sua fundação em 2004 por Jimmy Wales (sim, o mesmo que inventou a Wikipedia).

Ao todo, as marcas adquiridas foram:

  • GameSpot
  • Metacritic
  • TV Guide
  • GameFAQs
  • Giant Bomb
  • Cord Cutters News
  • Comic Vine

Com isso, o volume de audiência da Fandom cresce exponencialmente. Antes do acordo, a empresa afirmava um público de 115 milhões de usuários ativos mensais, 17 milhões de páginas de conteúdo e mais de 100 mil comunidades apenas para o setor dos videogames. A isso, somente o GameSpot soma aproximadamente 75 milhões de visitantes únicos mensais, segundo o SimilarWeb.

A compra também amplia a área de abrangência da Fandom para o conteúdo jornalístico – a produção de notícias é o principal negócio da maior parte das sete novas propriedades. Vale lembrar que, em 2018, a empresa já havia adquirido o site Screen Junkies (de cinema, TV e séries) e, em 2019, veio a compra da Curse Media, um canal de oferta de mods de jogos que mais tarde viria a se tornar um compêndio de enciclopédias virtuais (wikis).

Em 2021, a Fandom comprou a Fanaticals, uma plataforma de e-commerce norte-americana voltada para o setor de jogos e acessórios atrelados a marcas de games.

via Fandom

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários