Rumores indicam que a Microsoft, em seu desenvolvimento do Windows 12, possa estar trabalhando em uma variante do sistema operacional com foco voltado às aplicações web. Em essência, seria a resposta da empresa ao avanço do ChromeOS, do Google.

A ideia é que o novo Windows conte com essa versão especificamente a ser direcionada para públicos como o setor educacional ou empresas que dependam muito de aplicações de escritório. Justamente esses são os mercados em que o ChromeOS é mais evidente, com programas como o Google Docs e o Sheets fazendo maior sucesso.

Imagem mostra o logotipo do Windows 12, da Microsoft, na tela de um celular

Imagem: rafapress/Shutterstock

A informação vem do Windows Latest, que afirma ter ouvido a mesma ideia de “múltiplas fontes próximas à Microsoft”. Como de praxe, tais fontes teriam pedido pelo anonimato por estarem próximas demais ao projeto e não terem a devida permissão para tratar do assunto publicamente.

Segundo o site, a ideia é usar o recém-confirmado time de “Windows and Web Experience” para gerenciar essa versão do Windows 12, mas sem substituir o lançamento do sistema operacional mais tradicional.

Em outras palavras: a Microsoft espera atingir tanto o mercado onde já é líder – compradores de PC e todos os públicos secundários que derivam disso – e avançar em um setor onde a concorrência tende a ser mais pesada – a oferta de PCs de configuração enxuta para mercados específicos, como escolas e startups.

O Windows Latest afirma que suas fontes asseguram que este “Windows 12 pela web” teria o Microsoft Edge e tecnologias de inteligência artificial generativa (IA) como figuras centrais – provavelmente, elas se referem à parceria entre a empresa e a OpenAI, a dona do ChatGPT: em fevereiro deste ano, a IA generativa foi integrada ao mecanismo de buscas Bing, concorrente do Google.

Evidentemente, nada disso é confirmado neste primeiro momento: a Microsoft tem por política não comentar especulações envolvendo sua marca ou seus produtos, então a solução é esperar para ver.

A expectativa é que a Microsoft lance o Windows 12 em meados de 2024.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários