Microsoft chega ao top 10 dos supercomputadores mais rápidos do mundo
Supercomputador Azure da Microsoft se destaca nessa lista por ser o único provedor de nuvem pública a atingir essa classificaçãoBy - Cesar Schaeffer, 19 novembro 2021 às 16:40
O “Voyager-EU2”, um supercomputador da Microsoft, acaba de ocupar uma posição entre as 10 máquina mais rápidas do mundo. A 58ª edição anual do TOP500, uma comparação entre os 500 computadores de mais alto desempenho do mundo, teve poucas mudanças no Top 10. Mas com a incrível velocidade de referência de 30 Petaflops por segundo de processamento – a super máquina Azure chegou à décima posição; o que não é pouco.
Baseado em um processador AMD EPYC com 48 núcleos e 2,45 GHz, o computador da Microsoft tem uma GPU NVIDIA A100 e 80 GB de memória RAM.
Apesar de estar em 10º lugar, o supercomputador Azure da Microsoft se destaca nessa lista por ser o único provedor de nuvem pública a atingir essa classificação.
Curioso é que o “Voyager -EUS2”, apesar de ser uma máquina da Microsoft, não roda Windows, mas Linux. Aliás, as distribuições Linux são executadas em todos os maiores supercomputadores do mundo.
O supercomputador mais rápido do mundo
Instalado no Japão, o Fugaku ocupa a primeira posição entre os supercomputadores mais rápidos do mundo desde junho de 2020. O desempenho de pico da máquina fica acima dos 1.000 Petaflops por segundo.
“Flops” se refere à quantidade de operações de ponto flutuante por segundo, indicando o desempenho de supercomputadores. Essas máquinas são freqüentemente usados na Ciência – para simular padrões climáticos, por exemplo, e outros cálculos extremamente complexos.
Comentários