Meta quer usar IA para criar tradutor universal de fala
Com o sistema, duas pessoas que falam diferentes idiomas e não possuem conhecimento prévio sobre a língua do outro poderiam se comunicar instantaneamenteBy - Tissiane Vicentin, 24 fevereiro 2022 às 14:10
Para além do metaverso, a Meta tem algumas ambições tecnológicas. A próxima é criar um tradutor universal de fala baseado em inteligência artificial (IA), por meio do qual qualquer pessoa poderia se comunicar com outras de forma agilizada.
Assim, duas pessoas que falam idiomas completamente diferentes e sequer possuem conhecimento prévio sobre a língua um do outro poderiam se comunicar instantaneamente.
“O grande objetivo aqui é construir um modelo universal que possa incorporar conhecimento em todas as modalidades… todas as informações que são capturadas por meio de sensores avançados”, explicou Mark Zuckerberg, CEO da empresa, durante o evento Inside the Lab: Building for the metaverse with AI, promovido de forma online nesta quarta-feira (23).
A ideia não é apenas implementar uma tecnologia que possa trazer benefícios para o mundo físico, mas também para que seja implementada dentro do metaverso – que é a grande aposta da empresa para os próximos anos.
“Isso será especialmente importante quando as pessoas começarem a se teletransportar para mundos virtuais e experimentar situações com pessoas de diferentes origens”, disse ele. “Agora, temos a chance de melhorar a internet e estabelecer um novo padrão onde todos podemos nos comunicar uns com os outros, não importa o idioma que falamos ou de onde viemos. E se acertarmos, este é apenas um exemplo de como a IA pode ajudar a unir as pessoas em escala global.”
Como será o projeto de tradutor universal da Meta
Para colocar esse plano em prática, a empresa desenvolverá um projeto em duas etapas: primeiro, o foco é criar o No Language Left Behind (Nenhum idioma deixado para trás, em tradução livre), um sistema de tradução capaz de aprender “todos os idiomas [do mundo], mesmo que não haja muito texto disponível para aprendê-lo”, afirmou Zuckerberg.
O executivo complementou que a equipe da MEta já está trabalhando na criação de um modelo único de aprendizado de máquina focado em traduzir “centenas de idiomas com resultados de última geração”.
Depois, a Meta irá focar na criação do AI Babelfish, uma tecnologia de tradução instantânea e de fala, que tem como objetivo desenvolver uma capacidade de comunicação “com qualquer pessoa, em qualquer idioma”, afirmou Zuckerberg. “Esse é o superpoder com o qual as pessoas sempre sonharam e a IA irá entregar isso em nossas vidas.”
Via: Engadget
Comentários