A Apple estreou a comunicação via satélite nativa para smartphones com o lançamento do iPhone 14, em outubro do ano passado. No início do ano, durante a CES 2023, foi a vez da Qualcomm revelar sua tecnologia semelhante embarcada nos processadores Snapdragon. Nesta semana, a Samsung também anunciou uma solução própria de comunicação via satélite para celulares.

mensagem de emergência no celular via satélite

Imagem: Shutterstock

Agora é a vez da MediaTek, que promete apresentar sua nova tecnologia de comunicação bidirecional via satélite em smartphones no Mobile World Congress (MWC), que acontecerá entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, em Barcelona, na Espanha.

Os primeiros testes com a nova tecnologia embarcada nos processadores da marca devem vir da Motorola. A fabricante vai estrear no MWC dois smartphones via satélite, o Defy 2 e o CAT S75, além de um acessório Bluetooth que vem equipado com chip da MediaTek.

Tecnologia de comunicação via satélite MediaTek

O chipset da MediaTek que vai oferecer comunicação bidirecional via satélite para smartphones pode ser adicionado a qualquer telefone 4G ou 5G. O processador usa o padrão 3GPP Non-Terrestrial Network (NTN) em vez de tecnologias proprietárias como as da Qualcomm e da Apple, o que significa que pode ser usado com qualquer rede que esteja em conformidade com o padrão.

MediaTek vai lançar solução via satélite para smartphones no MWC 2023

Tabela compara as soluções de comunicação via satélite para smartphones da MediaTek, Apple e Qualcomm – Imagem: divulgação

Outra diferença é que os chips da MediaTek se conectam a satélites de órbita geossíncrona equatorial, em vez de satélites em órbita terrestre baixa. A fabricante diz que sua tecnologia permite não apenas textos de emergência como os da Apple, mas também mensagens bidirecionais completas.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários