Selfiepay! Em teste no Brasil, pagamento biométrico substitui cartões e senhas; entenda como funciona
Em programa piloto da Mastercard nem supermercados de São Paulo, reconhecimento facial substitui cartões, smartphones e senhas na hora do pagamentoBy - Cesar Schaeffer, 18 maio 2022 às 11:29
A Mastercard começou a testar um sistema de pagamento biométrico inédito no Brasil. No lugar de cartões, smartphones ou senhas, o consumidor usa o reconhecimento facial para pagar uma compra.
Em parceria com a Payface, uma startup brasileira que aposta na tecnologia, o programa piloto começou esta semana em 5 supermercados St. Marche na cidade de São Paulo.
Como funciona o pagamento biométrico
Para usar o novo sistema de pagamento biométrico, o consumidor precisa escanear seu rosto usando o aplicativo da rede de supermercados e, em seguida, vincular sua imagem a um cardão de banco. Para quem usa o Apple Pay, no iPhone com FaceID, é bastante similar.
Nili Klenoff, vice-presidente de inovação da Mastercard, afirma que, após o projeto piloto no Brasil, a empresa tem planos de lançar o recurso em outros países. “Temos o Oriente Médio e a África alinhados, Ásia e América Latina. Estamos realmente ansiosos para levar esta solução para todos os lugares”, disse ela em entrevista ao Valor.
Comentários