[MWC 2022] Marcos Pontes confirma saída do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no fim de março
Ministro da pasta deixará o cargo para se candidatar a deputado federal; confirmação foi durante a MWC, na EspanhaBy - Liliane Nakagawa, 3 março 2022 às 14:32
Durante a Mobile World Congress (MWC), que termina nesta quinta-feira (3) na Espanha, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, confirmou na terça (1º) que deixará o governo no fim de março para se dedicar à candidatura de deputado federal pelo PL, em São Paulo. “Sim, estou saindo do governo agora no final de março para ser deputado federal”, afirmou aos jornalistas presentes.
O substituto ao cargo será escolhido por Pontes, mas será anunciado pelo presidente. Dois nomes são especulados de acordo com o Convergência Digital: o presidente da Finep, general Waldemar Barroso, e o do Paulo Alvim, secretário de inovação e empreendedorismo.Durante a ocasião, o ministro aproveitou para falar sobre o Marco Legal da Inteligência Artificial. Ele disse que o tema desperta debates no mundo todo, mas que para o setor não é uma urgência. “Vamos fazer devagar para fazer bem feito”, disse Pontes. O PL sobre o tema foi aprovado pela Câmara em setembro passado, mas está no momento encontra-se parado no Senado.
Sobre as iniciativas no governo, o titular do MCTI lembrou que oito centros de IA são prometidos, sendo que seis deles já foram ativados, e mais dois — um voltado à cibersegurança e outro para fronteiras da inteligência artificial. Setores da indústria, saúde, indústria e agricultura 4.0 foram os focos iniciais. Agora, elas se juntam a cidades inteligentes, turismo 4.0, segurança cibernética e fronteiras da inteligência artificial.
Sob o comando de Pontes, o Ministério de Tecnologia recuperou um pouco das suas verbas. Entre elas, R$ 280 milhões para os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), e mais de R$ 250 milhões, da chamada universal para pesquisadores com nível PQ.
Comentários