Marca de Ayrton Senna faz parceria com Embraer para desenvolver carro voador
eVTOL Eve-Senna terá design inspirado na marca do piloto brasileiro e terá a missão de fomentar a mobilidade urbana mundialBy - Cesar Schaeffer, 17 novembro 2021 às 15:06
Um carro voador com a assinatura Ayrton Senna. A Eve Air Mobility, uma startup de mobilidade aérea urbana criada dentro da brasileira Embraer, anunciou nesta quarta-feira (17) uma parceria com a marca Senna, criada pelo próprio piloto em 1992, para desenvolver o eVTOL Eve-Senna.
Eve and @sennabrand today announced a collaboration to develop the #eVTOL Eve-Senna.
.
A Eve e a Senna Brand anunciam hoje parceria para desenvolvimento do primeiro eVTOL Eve-Senna.Learn more/Saiba mais: https://t.co/NEcJYcKga6@ayrtonsenna #mobilityreimagined #UAM #senna pic.twitter.com/IJ6QBON7IK
— Eve Air Mobility (@EveAirMobility) November 17, 2021
As duas marcas dizem que a parceria concretiza a visão de futuro de ambas no mercado de mobilidade urbana, além de contribuir para a futuro dos carros voadores no Brasil e no mundo.
O design, as cores e o interior do carro voador são inspirados na visão da marca Senna de criar produtos com paixão “de forma autêntica e futurista”.
“Foi um privilégio fazer parte da geração que acompanhou a carreira de Ayrton Senna. Sua ousadia de superar desafios e conquistas, unindo paixão e tecnologia, foi uma inspiração para minha carreira na engenharia. Tenho certeza que esta parceria inspirará novas gerações a desenvolver tecnologias que transformarão o futuro”, disse Andre Stein, CEO da Eve.
“Sabemos que o futuro será a criação de novas soluções integradas de locomoção que tenham como foco o desenvolvimento de uma economia sustentável, melhorando a qualidade de vida em todo o mundo e em nosso planeta”, completou Bianca Senna, CEO da Senna.
Carros voadores em 2023
No início de novembro, o Japão emitiu, pela primeira vez, um certificado oficial de segurança a um carro voador (eVTOL). O modelo da startup SkyDrive, sediada em Tóquio, foi aprovado pelo Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do país (MLIT). Agora, com a certificação, a empresa pretende comercializar a aeronave a partir de 2025.
O certificado garante que o projeto, a estrutura, resistência e desempenho do carro voador atendem aos requisitos de segurança e ambientais necessários. Para ser aprovado, o eVTOL enfrentou uma bateria de testes. Esta é a primeira vez que o MLIT aceita um pedido de certificado para um carro voador.
O protótipo do modelo da SkyDrive foi apresentado pela primeira vez em 2018. No ano passado, o eVTOL realizou seu primeiro voo de teste.
Com características de voo que lembram um drone, o eVTOL japonês usa oito hélices e, com velocidade máxima de 48 km/h, tem autonomia de voo de até 10 minutos.
A década do carro voador
O cronograma de 2025 da SkyDrive está alinhado com o de outras empresas de táxi voadores, como a Volocopter, que planeja lançar seus serviços até 2023.
Comentários