Um carro voador com a assinatura Ayrton Senna. A Eve Air Mobility, uma startup de mobilidade aérea urbana criada dentro da brasileira Embraer, anunciou nesta quarta-feira (17) uma parceria com a marca Senna, criada pelo próprio piloto em 1992, para desenvolver o eVTOL Eve-Senna.

As duas marcas dizem que a parceria concretiza a visão de futuro de ambas no mercado de mobilidade urbana, além de contribuir para a futuro dos carros voadores no Brasil e no mundo.

Marca de Ayrton Senna faz parceria com Embraer para desenvolver carro voador
Marca de Ayrton Senna faz parceria com Embraer para desenvolver carro voador
Marca de Ayrton Senna faz parceria com Embraer para desenvolver carro voador
Marca de Ayrton Senna faz parceria com Embraer para desenvolver carro voador

O design, as cores e o interior do carro voador são inspirados na visão da marca Senna de criar produtos com paixão “de forma autêntica e futurista”.

“Foi um privilégio fazer parte da geração que acompanhou a carreira de Ayrton Senna. Sua ousadia de superar desafios e conquistas, unindo paixão e tecnologia, foi uma inspiração para minha carreira na engenharia. Tenho certeza que esta parceria inspirará novas gerações a desenvolver tecnologias que transformarão o futuro”, disse Andre Stein, CEO da Eve.

“Sabemos que o futuro será a criação de novas soluções integradas de locomoção que tenham como foco o desenvolvimento de uma economia sustentável, melhorando a qualidade de vida em todo o mundo e em nosso planeta”, completou Bianca Senna, CEO da Senna.

Carros voadores em 2023

No início de novembro, o Japão emitiu, pela primeira vez, um certificado oficial de segurança a um carro voador (eVTOL). O modelo da startup SkyDrive, sediada em Tóquio, foi aprovado pelo Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do país (MLIT). Agora, com a certificação, a empresa pretende comercializar a aeronave a partir de 2025.

O certificado garante que o projeto, a estrutura, resistência e desempenho do carro voador atendem aos requisitos de segurança e ambientais necessários. Para ser aprovado, o eVTOL enfrentou uma bateria de testes. Esta é a primeira vez que o MLIT aceita um pedido de certificado para um carro voador.

O protótipo do modelo da SkyDrive foi apresentado pela primeira vez em 2018. No ano passado, o eVTOL realizou seu primeiro voo de teste.

Com características de voo que lembram um drone, o eVTOL japonês usa oito hélices e, com velocidade máxima de 48 km/h, tem autonomia de voo de até 10 minutos.

A década do carro voador

O cronograma de 2025 da SkyDrive está alinhado com o de outras empresas de táxi voadores, como a Volocopter, que planeja lançar seus serviços até 2023.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários