A NASA anunciou o desenvolvimento de uma nova aeronave supersônica silenciosa capaz de voar a incríveis 4.800 km/h. Se a descrição parece algo futurístico, pode acreditar, é isso mesmo!

Segundo a agência espacial norte americana, o jato X-59 poderá viajar até 5 vezes mais rápido do que as atuais aeronaves comerciais. Assim, seria possível, por exemplo, voar de Nova York a Londres em apenas 90 minutos- hoje, esta rota é feita em cerca de 8 horas.

Assim como a velocidade, o fator ruído também chama atenção. A NASA afirma que as aeronaves X-59 produzirão apenas 75 decibéis durante o voo – o que pode ser comparado ao barulho de um carro com o motor ligado ou um inofensivo aspirador de pó.

Imagem conceitual mostra o X-59, o avião supersônico silencioso que a NASA está construindo

Imagem: Divulgação

NASA aposta nos voos supersônicos

Em um estudo realizado nos últimos anos, a NASA concluiu que existem mercados potenciais de passageiros em cerca de 50 rotas atualmente estabelecidas para voos supersônicos; todas elas sobre a água, o que favorece o projeto do X-59.

Atualmente, muitos países, incluindo os EUA, proíbem viagens aéreas supersônicas sobre terra devido ao alto ruído que essas aeronaves produzem. A NASA pretende tentar mudar essa regra, uma vez que o barulho de aspirador de pó é, por exemplo, bem inferior ao do já aposentado Concorde – o jato supersônico deixou de operar em 2003 e produzia um ruído contínuo de 110 decibéis, equivalente ao som de um trovão, e voava a pouco mais de 2.000 km/h.

Imagem mostra o X-59, o avião supersônico silencioso que a NASA está construindo

Imagem: Divulgação

Os testes da aeronave supersônica silenciosa da NASA devem começar no final do ano. A agência já fechou um contrato de US$ 248 milhões com a Locke Martin, uma empresa aerospacial e de defesa americana.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários