Japoneses criam robô portátil para quem tem medo de injeção
Com emissão de calor e bolsas de ar que inflam ao movimento do usuário, robô imita o “segurar a mão” de um humano; e funcionaBy - Cesar Schaeffer, 21 outubro 2022 às 17:01
Uma ótima notícia para quem tem medo ou simplesmente não gosta de injeção. Alguém gosta? Pesquisadores japoneses desenvolveram um robô portátil para amenizar o momento e garantir uma experiência menos dolorosa e traumática para pacientes durante alguns procedimentos médicos potencialmente desagradáveis – sim, como as injeções.
Além do medo de agulhas, a ansiedade e até mesmo a dor da picada foram bem estudados no Japão durante uma campanha de incentivo à vacinação contra a Covid-19. Com base nos dados adquiridos, pesquisadores da Universidade de Tsukuba criaram um robô portátil, macio e vestível para pacientes usarem durante o procedimento.
Um robozinho que segura sua mão
Funcionou! Em outras palavras, é como se “alguém estivesse segurando a mão” do paciente. Ao serem submetidos a um estímulo de calor moderado e pequenas bolsas de ar que inflam em resposta aos movimentos das mãos, os participantes do estudo que usaram o robozinho sentiram menos dor do que nos testes em que não usaram o equipamento portátil.
“Nossos resultados sugerem que o uso de robôs macios vestíveis pode reduzir o medo e aliviar a percepção da dor durante tratamentos médicos, incluindo vacinas”, diz o professor Fumihide Tanaka, autor do estudo.
Por fim, os pesquisadores descobriram que segurar o robozinho ajudou a aliviar a experiência dos pacientes, independentemente das condições experimentais usadas, e especularam que as sensações de bem-estar que podem ser criadas pelo toque humano também podem ter sido ativadas.
“É bem sabido que o toque interpessoal pode reduzir a dor e o medo, e acreditamos que esse efeito pode ser alcançado também com robôs macios inanimados”, completou Tanaka.
Comentários