Sob codinome “Athena”, a Microsoft está desenvolvendo seu próprio chip de inteligência artificial (IA), que alimentará a tecnologia por trás de chatbots como o ChatGPT. A informação foi revelada com exclusividade pelo The Information nesta terça-feira (18), que cita duas fontes internas familiarizadas com o assunto dentro da big tech.

A Microsoft, uma das primeiras apoiadoras da OpenAI, que inclusive investiu milhões de dólares na empresa criadora do ChatGPT, trabalha no chip de IA desde 2019. Segundo o jornal, o silício está sendo testado por um pequeno grupo de funcionários da própria empresa e também da OpenAI.

De acordo com a publicação, os chips serão usados para treinar modelos de linguagem ampla e dar suporte à inferência – que são necessários para que a IA generativa possa processar grandes quantidades de dados, reconhecer padrões e criar novas saídas para imitar a conversa humana.

Microsoft

Imagem: Shutterstock

Microsoft acelera na corrida da IA

Otimista e ambiciosa, a Microsoft espera que sua solução tenha performance superior ao chip que atualmente compra de outros fornecedores, o que geraria uma grande economia de tempo e dinheiro, além dos esforços na corrida da IA.

Hoje, a Nvidia domina o mercado de chips de inteligência artificial. Ainda assim, outras empresas de tecnologia também decidiram fabricar seus próprios chips, como é o caso da Amazon e do Google.

Ainda não há previsão para o lançamento do chip de IA da Microsoft, mas devido ao enorme sucesso do ChatGPT, a expectativa é que a solução não demore muito para ser apresentada.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários