O DALL-E tem um concorrente. Bom, “terá”, eventualmente: o Google anunciou o Imagen Editor, o seu editor de imagens baseado em interações textuais e alimentado por inteligência artificial (IA).

Embora a empresa de Mountain View não tenha confirmado nenhuma data de lançamento ou janela específica, ela prometeu que o novo produto tem na simplicidade o seu maior diferencial. A grosso modo, o funcionamento é o que se espera: você digita um comando, o Imagen Editor reproduz na edição da foto.

Imagem do Imagen Editor

Imagem: Google/Divulgação

As ordens digitadas podem ser simples (“remova a árvore do fundo”, por exemplo) ou mais complexas e criativas (“coloque uma roupa de astronauta neste cachorro”). Aprimoramentos generalizados também são parte do pacote: em uma demonstração, o Imagen Editor mostrou melhorias em uma imagem do pôr do Sol – brilho, contraste, vivacidade de cores etc.

À primeira vista, o Imagen Editor parece trabalhar de forma similar ao DALL-E. A ferramenta da OpenAI (a mesma do ChatGPT) foi lançada em janeiro de 2021 e é, hoje, uma das mais famosas do ramo, e com o setor de inteligência artificial generativa ganhando cada vez mais tração, faz sentido que o Google queira se aproveitar dessa onda.

Mais além, contudo, parece que o Google está com a OpenAI na mira: a empresa já tem o Bard, que tem como concorrente primário o ChatGPT. Em outras palavras, uma guerra aberta entre as duas companhias.

Como dissemos, no entanto, o Imagen Editor ainda não tem uma data de lançamento e, se a chegada do Bard for algum indicativo, o Google vai querer tratar isso com todo o cuidado possível.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários