Google abre Imagen 2 para clientes pagantes do Google Cloud
Google não disse quais modelos de treinamento foram usados no Imagen 2, mas afirma que ele é “significativamente” maior que geração anteriorBy - Rafael Arbulu, 13 dezembro 2023 às 15:46
A plataforma de inteligência artificial (IA) generativa do Google, Imagen 2, está disponível para uso exclusivo de clientes assinantes do Google Cloud. O serviço, que teve sua estreia em maio, vem sendo desenvolvido pela DeepMind, o braço de pesquisa em IA da empresa de Mountain View, desde maio deste ano.
Uma das novas habilidades do Imagen 2, segundo o Google (que, em uma decisão bem esquisita, não forneceu imagens de divulgação), é a capacidade de renderizar textos e logomarcas, para o caso de você desejar criar imagens com alguma camada de texto sobreposta, por exemplo.
Outra coisa que o Google não abriu foi o modelo usado para treinamento de dados do Imagen 2. De acordo com a empresa, a nova versão da plataforma é “significativamente superior” à geração anterior.
A prática de não mostrar quais bases serviram de treino é uma tática antiga – o ChatGPT da concorrente OpenAI engaja nisso constantemente – mas pode ser perigosa se certas legislações entenderem que as empresas estejam usando informações vindas de camadas fechadas da internet ou, pior, dados pessoais.
Recentemente, o ChatGPT foi pego “com as calças curtas” justamente nisso: um teste recente fez com que a IA generativa da empresa liderada por Sam Altman “quebrasse” e, eventualmente, mostrasse endereços de e-mails, números de telefone e outras informações que não deveria ter acesso.
A solução da OpenAI para isso foi…atualizar os termos de uso da plataforma para proibir usuários de engajarem no mesmo processo do teste.
Falando em concorrentes, permitir a renderização de logotipos faz com que o Imagen 2 do Google fique em par com o DALL-E 3 da já mencionada OpenAI e a recém-lançada Titan, da Amazon. A diferença, no entanto, é que o serviço do Google tem acesso a bem mais idiomas, além de poder criar camadas de texto sobrepostas em imagens já existentes.
Comentários