Um novo algoritmo de inteligência artificial criado por pesquisadores do Google é capaz de criar músicas a partir de texto escrito. Se não bastasse, a tecnologia ainda pode transformar uma melodia assobiada ou cantarolada em outros instrumentos.

Homem escutando músicas com o celular

Imagem: Atstock Productions/shutterstock.com

Música criada por inteligência artificial

A ferramenta não é aberta ao público (ainda). Mas a empresa compartilhou alguns exemplos impressionantes criados usando o MusicLM, nome dado à inteligência artificial. Sinceramente, é quase difícil de acreditar. Mas existem trechos curtos com pequenas descrições, como “academia”, que cria um som de 10 segundos… até músicas maiores, de 5 minutos, que foram criadas de forma autônoma a partir da simples descrição “jazz relaxante”, por exemplo, ou “tecno melódico”.

Outro exemplo que deixa qualquer um de boca aberta são os roteiros, que mudam a batida, o ritmo e a velocidade da música criada dependendo do que foi escrito no tempo determinado. Por exemplo:

  • hora de meditar (0:00-0:15)
  • hora de acordar (0:15-0:30)
  • hora de correr (0:30-0:45)
  • hora de dar 100% (0:45-0:60)

Todos os áudios criados a partir de pequenas ou longas descrições e até de textos baseados em obras de arte pela nova IA do Google podem ser ouvidos aqui neste link.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários