Instabilidade em APIs da AWS derruba diversos serviços nesta terça (7)
Dentre os afetados estão serviços como iFood, Amazon Prime Video e jogos como League of Legends, que utilizam servidores da AWSBy - Igor Shimabukuro, 7 dezembro 2021 às 16:03
Uma instabilidade em diversas APIs da Amazon Web Services (AWS) está tumultuando a internet nesta terça-feira (7). Como resultado, as falhas nos servidores têm causado problemas a diversos serviços como iFood, Netflix, Disney+, Amazon Prime Video e até mesmo em jogos como League of Legends e Valorant, por exemplo.
Para quem não conhece, a AWS é uma plataforma de nuvem da Amazon adotada por empresas de diversos países — incluindo o Brasil. Ela oferece mais de 200 serviços completos de datacenters, como hospedagem de sites em seus servidores, armazenamento de bancos de dados, tecnologias de computação entre outros.
Segundo o site Downdetector, os problemas começaram no início da tarde, por volta de 12h20 (horário de Brasília) — embora há relatos que apontem instabilidade desde às 10h. Dentre os problemas mais reportados estão falhas no console de gerenciamento AWS, crash de websites e dificuldades no login de alguns serviços.
O mesmo site também apontou falhas nos serviços de iFood, Amazon Prime Video, Disney+, Netflix e Slack. Inclusive, o iFood soltou um comunicado para informar que a instabilidade em sua plataforma é resultado de “uma crescente taxa de erros em alguns dos serviços” da AWS.
Os jogadores de Player Unknown’s Battlegrounds, Dead by Daylight, LoL, Valorant e Wild Rift também estão sendo afetados. Diante da instabilidade dos servidores, os players não têm conseguido fazer login de acesso ou manter a conexão nestes e em outros títulos.
Amazon reconhece falhas na AWS
A instabilidade foi confirmada pela própria Amazon. Na página de status do AWS, a companhia informa que observou erros na API da região US-EAST-1. O problema é que essa falha também está refletindo nas demais regiões (América do Norte, América do Sul, Europa, África, Ásia e Oriente Médio).
“Esse problema também está afetando algumas de nossas ferramentas de monitoramento e resposta a incidentes, o que está atrasando nossa capacidade de fornecer atualizações. Identificamos a causa raiz do problema que causa problemas de API e console de serviço na região US-EAST-1 e estamos começando a ver alguns sinais de recuperação. Não temos um previsão para recuperação total no momento”, comunicou a empresa.
Por ora, não resta muita coisa a não ser esperar até que a Amazon resolva o problema. A expectativa é de que a companhia normalize seus servidores em breve e divulgue mais informações sobre o motivo da falha, que têm deixado marcas no mundo todo.
Fonte: AWS
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