No último dia 21, o iFood anunciou que entraria em uma nova etapa de seu ambicioso projeto de realizar entregas com drones em todo o Brasil. Agora, ficamos sabendo de mais alguns detalhes desta iniciativa, desde onde é possível receber encomendas pelos céus, até os planos futuros da empresa.

A novidade do iFood

Com a recém-conquistada aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o iFood acabou se tornando a 1ª companhia do Brasil – e, possivelmente, das Américas – a poder fazer uso comercial e diário desse tipo de transporte.

Pelo menos em um primeiro momento, a ideia não é substituir motos e bicicletas de entregadores, que seguem fazendo o percurso final até o cliente – a chamada última milha. O objetivo é simplesmente acelerar os tempos de entrega ao fazer o percurso pelo ar, evitando acessos, avenidas, retornos e, é claro, o trânsito em terra.

iFood drone

Imagem: iFood

Na prática, os veículos operados por um parceiro do iFood – a Speedbird Aero – apenas coletam e lavam os pacotes até hubs logísticos que abrigam “droneportos”.

Ok, mas onde estão esses centros, como saber se o seu almoço deu um passeio aéreo e como os restaurantes podem se preparar para o novo modal? É isso o que o blog KaBuM! foi descobrir para você.

Os drones estão só começando a decolar

De acordo com o iFood, a empresa possui hoje quatro droneportos em atividade, todos eles no Nordeste do país. Dois deles estão em Aracaju, capital sergipana, e outros dois ficam localizados em uma cidade vizinha também em Sergipe, Barra dos Coqueiros.

É por isso que, por enquanto, mesmo com a autorização para operar com drones em todo o Brasil, as entregas pelo modal só estão acontecendo em Aracaju por prazo indeterminado. “Estamos realizando estudos para expansão em novos locais”, informou um porta-voz da companhia ao blog KaBuM!.

Para os clientes do iFood na região, é fácil saber quando uma entrega é compatível com o novo formato de entrega. Na lista de estabelecimentos do app, todos os restaurantes com envios aéreos trazem a palavra “drone” ao lado do nome deles.

Drone

Imagem: Speedbird Aero

Segundo a empresa, os parceiros dentro da área de cobertura do projeto também não terão maiores dores de cabeça para se adequar ao modal: basta que as encomendas tenham até 2,5 kg e estejam num raio de 3 km do droneporto mais próximo.

“Esperamos que todos possam ser beneficiados com essa inovação e nova tecnologia, desde consumidores, restaurantes até os próprios entregadores”, explica Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood, em comunicado.

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