Cheiro de comida no ar: iFood recebe autorização para delivery com drones no Brasil
Parceria com fabricante e operadora de drones vai permitir que iFood acelere suas entregas em todo o paísBy - Marcelo Rodrigues, 24 janeiro 2022 às 14:04
Em parceria com a fabricante brasileira Speedbird Aero, o iFood anunciou nesta segunda (24) que está autorizada a fazer entregas via drone em todo o país. Com a recém-conquistada aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a empresa diz que é a 1ª companhia das Américas a poder fazer uso comercial e diário desse tipo de transporte.
A esquadra do iFood
O iFood já “namora” a entrega de encomendas por drones desde pelo menos 2020, quando fez os primeiros testes com o formato inédito de envio na cidade de Campinas, em São Paulo. Desde então, a empresa obteve autorização para centenas de voos experimentais.
No final de 2021, por exemplo, a startup realizou seu primeiro trajeto entre duas cidades diferentes, percorrendo a distância entre Aracaju e Barra dos Coqueiros em pouco mais de 5 minutos – uma bela economia de tempo ante os 25 a 55 minutos estimados para a entrega convencional, por vias terrestres.
Agora, com a aprovação mais abrangente de uso do modal, concedida pela Anac, os drones estão liberados para realizar entregas com cargas de até 2,5 quilos em um raio de 3 quilômetros, inclusive em ambientes urbanos, e em todo território nacional.
Isso significa que você vai receber sua próxima refeição do iFood diretamente na janela de casa ou do apartamento? Infelizmente, a resposta ainda é não. De acordo com a empresa, a ideia é utilizar os drones para cobrir parte do trajeto das entregas, acelerando a chegada das encomendas até o cliente final.
Na prática, os veículos operados pela Speedbird Aero vão coletar os pacotes e levá-los até uma espécie de “droneporto” para que eles sejam recolhidos por entregadores convencionais. Ou seja, a última milha continua nas mãos – e mochilas – de entregadores de carne e osso, em suas motos e bicicletas.
Nem tudo está claro nos céus do Brasil
Entramos em contato com o iFood para saber quando efetivamente as entregas dessa modalidade começam, quais regiões serão atendidas por drones e mais detalhes do projeto. Você pode conferir todas as informações extras neste link.
Comentários