As colaborações e parcerias de empresas com influenciadores digitais são bastante comuns nos dias atuais. Aproveitando-se disso, uma rede de hackers russos criou um esquema de phishing para sequestrar contas do YouTube de pessoas que trabalham com internet.

De acordo com uma publicação do Google, desde maio deste ano, a empresa bloqueou 1,6 milhão de mensagens de phishing e devolveu quase quatro mil contas que foram roubadas usando essas técnicas.

O Google afirma que as vítimas caíam em esquemas que prometiam propostas de parceria com softwares antivírus e jogos online. A questão é que, caso aceitassem, os hackers assumiam o controle de seus canais e os vendiam.

Em casos mais extremos, os criminosos substituíram o conteúdo por técnicas de criptografia fraudulentas. O que os hackers fizeram foi criar toda uma estrutura ao desenvolver e-mails comerciais, sites falsos e até enviar arquivos maliciosos por meio de engenharia social.

A empresa ainda disse que, desde maio, “diminuiu o volume de e-mails de phishing relacionados ao Gmail em 99,6%”, além de encaminhar o esquema para que o FBI realize investigações mais aprofundadas.

Via: Protocol

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários