Adeus minimalismo: Google testa widgets na página de seu buscador
Novidade está em fase de testes e só pode ser acessada por um público pequeno; Google não deu data para lançamento do recursoBy - Marcelo Rodrigues, 17 fevereiro 2022 às 14:59
Praticamente desde os primórdios do site de buscas, o Google traz uma interface limpa e minimalista que foca apenas em um recurso: responder às pesquisas dos internautas. Alguns atalhos pequenos no topo ou na base da página até permitem acessar mais serviços da empresa, mas é só isso. Ou era.
Isso porque a Gigante das Buscas começou a testar a implementação de widgets no portal em sua versão para desktops – uma decisão que pode mudar muita coisa.
Widgets no Google
A novidade foi notada pelo pessoal do 9to5Google, que obteve acesso à funcionalidade e fez algumas capturas de tela para mostrar como tudo funciona no momento.
Como dá para perceber nas imagens abaixo, o formato e o tipo de informações exibidas nos widgets na Home do Google lembram muito o que encontramos em sistemas mobile, como o iOS ou o próprio Android.
É possível esconder ou exibir a barra inferior a partir de um seletor no canto direito, ao passo que a lateral esquerda exibe sua localização no momento. Ainda é possível clicar em cada um dos widgets para ser levado a um link ou ampliar o quadro e obter mais informações – como dados de clima, por exemplo.
Confira abaixo a lista com os 6 quadros disponíveis atualmente na barra de widgets do portal de buscas:
- Clima: condições atuais e temperatura + previsão para os próximos 3 dias;
- Em Alta: prévia com número de acessos/buscas;
- O que Assistir: cartazes e pôsteres de shows e filmes;
- Ações/Mercado: gráfico interativo;
- Eventos Locais: com datas e alguns detalhes;
- Notícias: sobre a Covid-19.
Como posso testar?
Por enquanto, a Google só está testando a ferramenta com um número seleto de seus visitantes e não há informações a respeito de uma expansão do programa ou lançamento geral da funcionalidade – isso se ela não for cancelada até lá.
E aí, curtiu a novidade ou acha que isso acaba poluindo demais o site? Deixe a sua opinião mais abaixo, na seção de comentários do blog KaBuM!!
Via: GizChina
Comentários