Muitas pessoas que acessam o YouTube devem estar acostumados com os anúncios exibidos pela plataforma. Parece que agora, as coisas devem mudar e mais propagandas vão aparecer.

Isso porque, segundo a Reuters, o Google pode passar a permitir que outros intermediários de publicidade exibam anúncios no YouTube. A mudança seria uma alteração direta nas diretrizes atuais da plataforma, que exigem a utilização do Ad Manager para que os anúncios sejam exibidos.

Por conta dessa exigência, em 2021, a Comissão Europeia abriu uma investigação para verificar se a tecnologia da Gigante das Buscas violou alguma lei antitruste. Isso porque as autoridades temiam que a plataforma pudesse restringir anúncios de rivais no YouTube.

Prédio do Google em Varsóvia - (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

Prédio do Google em Varsóvia – (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

A investigação gira em torno de um possível favorecimento por parte do Google no espaço de publicidade digital ao limitar os dados que os anunciantes e plataformas de anúncios rivais podem acessar.

Solução do Google

Agora, com essa concessão, o Google pode evitar uma multa de 10% sobre seu faturamento global – o que seria um valor bastante alto, já que estima-se que a Alphabet, dona da Gigante das Buscas, tenha faturado US$ 257 bilhões em 2021.

Junto da Comissão Europeia, a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido também analisa as práticas da empresa.

Em nota ao Engadget, um porta-voz da companhia disse que a empresa está se “envolvendo de forma construtiva com a Comissão Europeia. Não temos mais nada a compartilhar nesse estágio”.

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