A Google tem planos de adicionar uma inteligência artificial (IA) no estilo ChatGPT ao motor de buscas da empresa. A IA será no estilo conversacional, para que as pessoas possam pesquisar fazendo perguntas e cujos resultados retornem considerando linguagem e contexto.

“As pessoas poderão fazer perguntas ao Google e se envolver com LLMs [modelos de linguagem grande, ou Large Language Models no inglês] no contexto da pesquisa? Com ​​certeza”, disse o CEO da companhia, Sundar Pichai, em entrevista ao The Wall Street Journal.

Anteriormente, a Google já havia confirmado a integração de modelos de linguagem LLM à tecnologia de buscas da companhia, mas esta é a primeira vez que ela oficializa e divulga informações sobre esses planos. Pichai, no entanto, não apresentou um cronograma para a liberação da nova ferramenta de pesquisa baseada em IA.

IA no motor de buscas do Google

Claro que o anúncio não é uma surpresa, visto que a maioria das empresas já está na corrida da inteligência artificial, incorporando aprimorando recursos para sair à frente e se manter na dianteira da inovação.

Ainda na entrevista, Pichai acrescentou considerar o chat de IA como uma oportunidade de expansão de negócios, e não como uma ameaça. “O espaço de oportunidade, se houver, é maior do que antes”, disse ao WSJ.

A corrida para o Google, aliás, ficou ainda mais acirrada depois de a principal rival da empresa, a Microsoft, anunciar uma versão do seu próprio mecanismo de busca, o Bing, com recursos do ChatGPT, AI da OpenAI, na base.

Considerando a participação mundial de 93,4% do motor do Google no mercado de buscas, no entanto, já coloca a empresa em uma posição favorável – isso se ela souber utilizar a vantagem.

Via Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários