Falta de equipamentos leva ao adiamento do 5G no Brasil
Agora, segundo a Anatel, o novo prazo para implementação do 5G por aqui é setembroBy - Luiz Nogueira, 3 junho 2022 às 9:15
A chegada do 5G no Brasil deve demorar um pouco mais. Isso porque, segundo o Conselho Diretor da Anatel, haverá um adiamento da implementação da tecnologia por aqui em 60 dias.
Previsto para chegar oficialmente em 31 de julho, a frequência de quinta geração agora só deve desembarcar por aqui em meados de setembro – embora não seja possível garantir o cumprimento do novo prazo.
Esse movimento aconteceu porque, segundo a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz, os impactos da Covid-19 ainda podem ser sentidos na indústria, fazendo com que se tenha escassez de componentes para implementação da tecnologia 5G.
É possível fazer com que a tecnologia funcione no Brasil, porém, não há número suficiente de filtros de transmissão. Portanto, é difícil garantir que, se o sinal estiver funcionando, não haverá interferência no sinal de TV aberta atual.
Como dito pelo presidente da Anatel, Carlos Baigorri, a questão está ligada ao atraso na entrega dos equipamentos e que o principal motivo disso é a “interrupção de atividades produtivas na China, onde eles [filtros] são fabricados”.
Isso acontece porque a frequência do 5G – que fica entre 3,3 GHz e 3,7 GHz -, é bastante próxima das transmissões atuais das emissoras de televisão. Por conta dessa questão, a implementação do sinal sem a estrutura completa pode fazer com que os dois serviços sofram com falhas.
Via: Convergência Digital
Comentários