Após fatos nada animadores sobre o metaverso vierem a público por documentos vazados recentemente, executivos de três grandes empresas de tecnologia revelaram suas opiniões em relação ao projeto ambicioso de Zuckerberg. De forma unânime, eles se posicionaram negativamente ao definirem metaverso.

Durante a conferência WSJ Tech Live, Phil Spencer, CEO da divisão de jogos da Microsoft; Evan Spiegel, CEO do Snap Inc.; e Greg Joswiak, SVP global de marketing da Apple, foram convidados a completar a frase “o metaverso é…”.

“Um videogame mal construído”, definiu Spencer, o mais recente executivo do setor a adiar a ideia do metaverso. “Os criadores de videogames têm uma capacidade incrível de construir mundos convincentes nos quais queremos passar tempo”, continuou ele. “Para mim, construir um metaverso que se parece com uma sala de reuniões. Só acho que não é onde quero passar a maior parte do meu tempo”.

Já Spiegel, cofundador do Snapchat, disse que é “viver dentro de um computador”. “A última coisa que eu quero fazer quando chegar em casa do trabalho no final de um longo dia é viver dentro de um computador”, acrescentou.

A definição de metaverso para Joswiak se resume a “uma palavra que eu nunca usarei”. Com posicionamento semelhante, o CEO da Disney Bob Chapek disse que a empresa tende a “não usar” a palavra “porque para nós, esse é um termo grande e amplo. Para nós, é um conto de história de próxima geração”.

Executivos de diversas empresas se posicionam negativamente em relação ao metaverso

Imagem: Reprodução/Meta

Ressalvas de Spencer sobre o metaverso

Embora Spencer tenha apontado o projeto da Meta como um “videogame malfeito”, ele sente que o conceito do metaverso vai mudar. “Eu brinco um pouco em [dizer que é] um mau videogame”. Só acho que estamos adiantados”, disse ele. Com o tempo, a plataforma “vai acabar parecendo muito mais com os videogames do que alguns dos modelos que eu vejo hoje para o metaverso”, acrescentou.

Assim como a Autodesk e Accenture, a Microsoft também é um dos parceiros que têm trabalhado com a Meta para construir a plataforma sonhada por Zuckerberg. A parceria é muito mais próxima do que se imagina, já que um dos planos com a aquisição — ainda que pendente — da Activision Blizzard seria fornecer “blocos de construção para o metaverso”.

Headquarter da Meta, na Califórnia

Imagem: Shutterstock

Já os CEOs da Apple e da Meta têm trocado comentários bastante críticos relacionados à realidade de ambas as empresas. No mês passado, Tim Cook disse que uma “pessoa comum” não sabe o que é o metaverso e que não acreditava que as pessoas devam ser encorajadas a “viver sua vida inteira” em um mundo virtual.

Dias depois, Mark Zuckerberg argumentou que o metaverso deveria ser uma plataforma aberta, enquanto a Apple provavelmente seguirá o caminho oposto — o que, na opinião do CEO, poderia prejudicar tanto os concorrentes quanto os consumidores.

Entretanto, há rumores de que a Apple irá lançar um headset avançado no próximo ano. O gadget se integrará ao iPhone e a outros produtos da marca.

 

Com informações The Verge e 9to5Mac

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários