GTC 2021 da Nvidia contou com versão digitalizada de Jensen Huang
By - Igor Shimabukuro, 13 agosto 2021 às 10:26
Como de costume, o evento GTC 2021, realizado em abril deste ano, serviu para a Nvidia destacar o trabalho de seus engenheiros e de seus lançamentos. Mas bem, a palestra deixou escapar uma novidade, que foi revelada apenas na última quarta-feira (11): parte da apresentação de abertura não contou com a presença de seu CEO Jensen Huang, e sim, de uma versão animada do executivo.
Sim, é certo que a maior parte da apresentação foi feita por Huang em “carne e osso”. No entanto, segundo postagem da própria multinacional de tecnologia, a réplica digitalizada do CEO da Nvidia fez uma breve aparição de 14 segundos — mais especificamente de 1:02:41 a 1:02:55 —, o que ajudou a intensificar o tema sobre o metaverso.
“Para criar um Jensen virtual, as equipes fizeram uma varredura de rosto e corpo para criar um modelo 3D, depois treinaram uma IA [inteligência artificial] para imitar seus gestos e expressões e aplicaram um pouco da magia de IA para tornar seu clone realista”, revelou a Nvidia em post no seu blog.
Os engenheiros então levaram a versão digital do CEO da Nvidia para uma réplica de sua cozinha, que foi desconstruída para revelar o holodeck (uma espécie de “caverna digital”) do Omniverse da fabricante.
Ainda de acordo com a marca, a ideia era justamente surpreender o público e levantar o questionamento do quanto a palestra era real ou renderizada. Funcionou.
Nvidia e o Omniverse
E, bem, não foi só Jensen Huang que ganhou uma versão digital. Por mais real que pareça, a cozinha do CEO usada como cenário da apresentação, foi totalmente replicada por meio do Omniverse, plataforma de simulação e colaboração em tempo real com várias GPUs para pipelines de produção 3D baseados no padrão Universal Scene Description (USD) da Pixar e na NVIDIA RTX.
“A demonstração é o resumo do que o GTC representa: combinou o trabalho das equipes de deep learning e pesquisa gráfica da Nvidia com várias equipes de engenharia e a incrível equipe de criação interna da empresa”, destacou trecho da postagem.
Aliás, o Omniverse é encarado como uma das tecnologias mais promissoras da Nvidia. Afinal de contas, é ele quem vai possibilitar que engenheiros criem animações e ferramentas 3D no metaverso — espécie de “universo paralelo” que deve unir ainda mais o mundo real do virtual —, que tem sido foco das big techs.
E se a meta da Nvidia é justamente explorar esse universo digital, aqui vai uma boa notícia: com o Omniverse, a companhia parece estar no caminho certo.
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