Lego e Nasa se unem para dar aulas no espaço
Bonequinhos da Lego são as estrelas de um programa educacional que vai ensinar crianças de todo o mundo sobre ciência e tecnologiaBy - Renata Aquino, 9 novembro 2021 às 16:30
Uma parceria entre Lego e Nasa vai enviar bonequinhos para o espaço junto da missão espacial Artemis I. Segundo as informações sobre a parceria, a turma de personagem “trabalha” na agência espacial dos EUA e vai fazer de tudo para que a viagem seja um sucesso.
A ideia das duas organizações é permitir que mais de 100 países e milhares de educadores tenham acesso a aulas direto do espaço com a iniciativa. Essa é a primeira missão que deve investigar os detalhes da exploração humana na superfície da Lua e de Marte.
Conheçendo a tripulação
Os dois principais bonecos que estarão no espaço são a comandante Kate e o especialista Kyle. Juntos de uma série de engenheiros, cientistas e outros personagens, eles vão participar de boa parte das transmissões da Lego com a Nasa.
A fabricante de brinquedos batizou a série de aulas dedicada aos temas STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática, na sigla original em inglês – como #BuildtoLaunch (Feitos para o Lançamento). Ao todo, serão 10 episódios e já há vídeos disponíveis no YouTube e Twitter utilizando a hashtag.
Os bonequinhos da Lego estarão no foguete Space Launch System (SLS) da Nasa, que irá enviar a nave Orion para a Lua e trazê-la de volta à Terra. A viagem antecipa missões futuras com astronautas de carne e osso.
A série Build to Launch já está sendo usada por 4.000 professores, pais e profissionais da educação em mais de 100 países, de acordo com a Dra. Jenny Nash, diretora da Lego Educação, em declaração para a ZDNet.
Os educadores têm acesso a aulas interativas com assuntos relacionados à missão Artemis e podem inspirar crianças a estudarem ciência e tecnologia. A iniciativa da Lego é destinada a alunos dos últimos anos do nível primário e ao início do ensino médio das escolas.
Do espaço para a sala de aula com Lego
A série Build to Launch é adaptada para temas do currículo escolar e pode ser usada na sala de aula com muita flexibilidade. Há ainda a possibilidade de usar kits da Lego ou materiais do dia a dia para ilustrar os conceitos e experimentos.
Esben Stærk, presidente da Lego Educação, afirma que a empresa dinamarquesa acredita que a parceria com a Nasa pode fazer a diferença na vida de estudantes de todo o mundo.
Durante as 10 semanas de programação, Kate e Kyle vão explicar como lançar uma missão espacial de sucesso e também como trabalhar em equipe. As aulas cobrirão ainda como chegar no espaço, como trabalhar no cosmos e outros temas científicos específicos.
Safety is a key part of successful space exploration! In ep 8 students learn the safety protections against space weather for upcoming @NASAArtemis missions. Then LEGO Space Team Safety Officer Leo tasks students to design an alert system! #BuildtoLaunch https://t.co/0l78wpkunj pic.twitter.com/hYuIPJi8zb
— LEGO Education (@LEGO_Education) November 2, 2021
A parceria da Lego com a Nasa é antiga, mas essa é a primeira vez que os bonequinhos apresentam diretamente aos estudantes os detalhes de uma missão espacial. A ideia é utilizar episódios interativos para despertar a curiosidade e interesse dos estudantes pelo tema.
Os professores que quiserem usar o material em sala de aula têm guias específicos sobre o programa, incluindo atividades para avaliar o conhecimento dos alunos, planos de aula e modelos teóricos para explicar conceitos diversos.
Comentários