Após meses de atraso e com diversos cancelamentos, a SpaceX concluiu seu primeiro teste de voo da Starship totalmente integrada – embora não tenha sido bem-sucedido como se esperava.

O foguete, que contou com a integração de nave estelar e o propulsor Super Heavy, decolou das instalações da SpaceX em Boca Chica, no Texas, na manhã desta quinta-feira (20). No entanto, ele não conseguiu se separar, o que acabou levando à explosão do foguete antes de atingir a órbita.

Anteriormente, Elon Musk, CEO da empresa de foguetes, disse que os entusiastas da SpaceX deveriam moderar suas expectativas, já que a ideia era apenas fazer um voo limpo, e o que viesse depois, seria um bônus. Porém, não foi o que aconteceu.

Após o ocorrido, a SpaceX não comentou quando planeja realizar uma nova tentativa de voo – embora, por conta da capacidade de construir mais de um foguete por vez, pode ser que não demore tanto.

Nave da SpaceX

SpaceX

Imagem: Divulgação/SpaceX

Estima-se que, juntos, a Starship e o Super Heavy tenham mais de 120 metros de altura, o que os torna mais altos que o foguete Saturn V, usado na missão Apollo.

Com essa junção, o foguete pode estar apto a eventuais viagens à Lua e à Marte, já que consegue carregar grandes cargas de suprimento, ao contrário dos modelos anteriores.

Agora, o sucesso do próximo teste é essencial, principalmente porque a empresa conta com a nave Starship para turismo lunar e outros voos comerciais.

Além disso, para a missão Artemis Moon, a Nasa conta com o foguete para iniciar seus lançamentos, previstos para dezembro de 2025.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários