Quem conhece o cão-robô Spot da Boston Dynamics certamente ficou impressionado com suas habilidades de dançar rock ‘n’ roll ou fazer manobras de Parkour. Mas ao que parece, o bichano agora pode… falar. Isso é, graças a uma integração com o ChatGPT.

Por mais loucura que pareça, essa foi a mais nova invenção de um engenheiro de machine learning chamado Santiago. Focado em facilitar o mapeamento das jornadas de Spot, ele decidiu integrar o sistema de inteligência artificial da Open AI ao robô e adicionou a icônica voz do Google que converte texto em som.

Como resultado, o Spot com ChatGPT foi habilitado a responder perguntas básicas (como seu nível de bateria ou um panorama geral de suas últimas inspeções) ou mesmo dialogar com humanos. Se a resposta não for complexa o bastante, é possível adicionar novos termos ao dicionário do robô para otimizar a conversa.

O curioso é que a integração permitiu que o cão-robô também se comunicasse por gestos de “sim” ou “não”, o que deu um tom mais humano (e bizarro) à máquina.

Projetos com ChatGPT ganham força

Vale destacar que esse é apenas mais um dos projetos envolvendo o sistema de IA da OpenAI. Protótipos de óculos baseados no bate-papo inteligente — às vezes, nem tanto —já foram revelados e certamente muitos outros serão vistos daqui pra frente.

Mas se por um lado isso cria expectativas para o futuro tecnológico, por outro, também preocupa, especialmente pela velocidade com que as coisas estão andando. E talvez seja por isso que países estão focados em definir regulamentos para essa inovação.

Via: PC Gamer

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários