A Eve, uma startup de mobilidade aérea urbana criada dentro da brasileira Embraer, formalizou o pedido de certificação para o projeto de “carro voador” (eVTOL) junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Assim, a startup se compromete a demonstrar o cumprimento de todos os padrões técnicos internacionais e requisitos de voo obrigatórios para a certificação.

“Do ponto de vista da regulação há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema”, explica Roberto Honorato, superintendente de aeronavegabilidade da Anac.

Agora, com suporte da Agência a Eve seguirá com as interações com as principais autoridades aeronáuticas estrangeiras, formalizando em breve o processo de validação do certificado do carro voador de acordo com a sua estratégia de negócio.

Eve, eVTOL carro voador da Embraer

Imagem: Eve

O carro voador da Embraer

Totalmente elétrico, o eVTOL da Eve decola e pousa na vertical, como um helicóptero. Segundo a Embraer, a aeronave vai oferecer um transporte confortável, com baixo ruído e zero emissão de carbono.

Em dezembro do ano passado, a Eve anunciou uma parceria com uma empresa australiana para iniciar a implantação de táxi aéreo elétrico em Sydney. Já foram encomendados 50 carros voadores que devem ser entregues a partir de 2026.

Eve, eVTOL carro voador da Embraer

Imagem: Eve

eVTOL Eve-Senna

Em novembro do ano passado, a Eve Air Mobility anunciou uma parceria com a marca Senna, criada pelo próprio piloto em 1992, para desenvolver o eVTOL Eve-Senna.

As duas marcas dizem que a parceria concretiza a visão de futuro de ambas no mercado de mobilidade urbana, além de contribuir para a futuro dos carros voadores no Brasil e no mundo.

Embraer formaliza pedido de certificação para carro voador
Embraer formaliza pedido de certificação para carro voador
Embraer formaliza pedido de certificação para carro voador
Embraer formaliza pedido de certificação para carro voador

O design, as cores e o interior do carro voador são inspirados na visão da marca Senna de criar produtos com paixão “de forma autêntica e futurista”.

Carros voadores em 2023

Também em novembro, o Japão emitiu, pela primeira vez, um certificado oficial de segurança a um carro voador (eVTOL). O modelo da startup SkyDrive, sediada em Tóquio, foi aprovado pelo Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do país (MLIT). Agora, com a certificação, a empresa pretende comercializar a aeronave a partir de 2025.

O certificado garante que o projeto, a estrutura, resistência e desempenho do carro voador atendem aos requisitos de segurança e ambientais necessários. Para ser aprovado, o eVTOL enfrentou uma bateria de testes. Esta é a primeira vez que o MLIT aceita um pedido de certificado para um carro voador.

O protótipo do modelo da SkyDrive foi apresentado pela primeira vez em 2018. No ano passado, o eVTOL realizou seu primeiro voo de teste.

Com características de voo que lembram um drone, o eVTOL japonês usa oito hélices e, com velocidade máxima de 48 km/h, tem autonomia de voo de até 10 minutos.

A década do carro voador

O cronograma de 2025 da SkyDrive está alinhado com o de outras empresas de táxi voadores, como a Volocopter, que planeja lançar seus serviços até 2023.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários