A expulsão do Twitter de plataformas como Google Play Store (Android) e App Store (iOS) seria apenas mais uma das consequências relacionadas a incertezas da gestão de Elon Musk. Mas caso isso venha a ocorrer, o bilionário já indicou qual será a movimentação: criar seu próprio smartphone.

Twitter fora do Android e iOS? Como assim?

Antes de tudo, vale frisar que não há nenhuma confirmação de que o microblogging vá ser removido das plataformas de apps de Apple e Google. Mas o assunto se torna inevitável, uma vez que as novas políticas adotadas pelo bilionário no comando do Twitter tornam-se cada vez mais alvos de críticas.

Já faz tempo que o bilionário bate repetidamente na tecla em defesa de uma tal “liberdade de expressão”. Mas liberdade de expressão não pode ser confundida com estímulos à violência e discursos odiosos. E é esta a principal preocupação de empresas e anunciantes.

Recentemente, Musk reativou a conta de Donald Trump no Twitter que havia sido banida permanentemente. Aos que se lembram, o ex-presidente dos Estados Unidos usou as redes para inflar a trágica invasão ao Capitólio americano e foi suspendido justamente por representar “riscos de incitação à violência”.

Trump não foi o único: figuras como Kathy Griffin (banida após se passar por Elon Musk), além de Jordan Peterson e Babylon Bee (suspensos por violar as políticas de discurso odioso) também tiveram seus perfis reativados, o que rendeu diversas discussões sobre a plataforma se tornar conivente com as práticas.

E com os temores do Twitter se tornar uma “terra de ninguém”, 50 dos 100 principais anunciantes da rede social já abandonaram a plataforma. Logo, é natural especular que Google e Apple entrem na jogada para banir o microblogging de suas plataformas — assim como fizeram com o Parler — para ampliar o cerco contra essas novas políticas.

Smartphone de Elon Musk pode ser uma realidade

Ninguém sabe se isso vai acontecer, mas em caso afirmativo, Musk já tem uma ideia do que fazer: criar seu próprio celular. A ideia, na verdade, foi levantada pela podcaster conservadora Liz Wheeler, que agitou a proposta em seu perfil no Twitter.

“Se Apple e Google expulsarem o Twitter de suas lojas de aplicativos, @elonmusk deveria produzir seu próprio smartphone. Metade do país abandonaria alegremente o iPhone e o Android bisbilhoteiros e tendenciosos. O homem constrói foguetes para Marte, um pequeno smartphone bobo deve ser fácil, certo?”, sugeriu Wheeler.

 

Pouco após a publicação, Elon Musk respondeu ao tweet da podcaster confirmando que o desenvolvimento de um celular próprio do bilionário é, sim, uma possibilidade.

“Certamente espero que [a situação com o Twitter] não chegue a isso, mas, sim, se não houver outra escolha, farei um telefone alternativo”, cravou o bilionário.

 

O mais curioso é que a proposta parece ser bem-vinda por uma parcela de usuários da rede. Wheeler aproveitou o momento para criar uma enquete questionando se a comunidade teria interesse em trocar seus dispositivos por um celular desenvolvido por Musk. E dos 130.161 votos, 51,2% disseram “sim”.

Apple e Google não responderam aos pedidos de comentário do GizChina.

Via: GizChina

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários