Eleições 2022: TSE fecha parceria com 8 redes sociais para combater desinformação
Plataformas se comprometeram a trabalhar em favor das eleições removendo qualquer tipo de conteúdo que possa prejudicar o pleitoBy - Cesar Schaeffer, 15 fevereiro 2022 às 17:16
Em uma força-tarefa no combate à desinformação nas eleições deste ano, o Tribunal Superior Eleitoria (TSE) formalizou nesta terça-feira (15) uma parceria com oito plataformas: Google, WhatsApp, TikTok, Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Kwai.
Em uma cerimônia virtual, as empresas envolvidas assinaram memorandos de entendimento, que trazem ações, medidas e projetos a serem desenvolvidos junto com o TSE. As ações serão colocadas em prática mesmo após o período eleitoral, até dia 31 de dezembro.
Remoção de conteúdos
Uma das principais ações envolve a remoção de conteúdos que possam prejudicar o processo eleitoral. TikTok, Facebook e Instagram já disseram que irão excluir publicações potencialmente nocivas.
Facebook e Instagram terão ainda um canal de denúncia exclusivo para o TSE. “Uma vez recebida a denúncia, ela será analisada pela Meta, proprietária dos aplicativos, e se o conteúdo reportado violar as políticas das plataformas, será removido”, explica a empresa.
“Não dependemos apenas de decisões binárias de remoção e ou exclusão de conteúdo, pois sabemos que oferecer a pessoas o contexto adequado é também uma ferramenta eficaz e importante para combater a desinformação”, disse Daniele Kleiner Fontes, chefe de políticas públicas do Twitter.
O WhatsApp se comprometeu a continuar suspendendo contas que apresentem “atividade inautêntica”. “A eleição brasileira é a mais importante para o WhatsApp no mundo em 2022”, afirmou um representando da plataforma.
O Google, por sua vez, anunciou que a empresa irá divulgar um relatório de transparência de anúncios políticos. Marcelo Lacerda, diretor de relações governamentais da empresa no Brasil, explicou que a ideia é dar “visibilidade sobre quem contratou esses anúncios, quanto pagou, para quem esses anúncios foram servidos e quais os parâmetros utilizados para a segmentação desses anúncios”.
Outras iniciativas
Além do comprometimento com a transparência e remoção de conteúdos que possam prejudicar as eleições brasileiras, as plataformas também disseram que pretendem focar esforços na disseminação de informações oficiais sobre o pleito por meio de links, stickers, avisos e bots do próprio TSE.
A parceria entre o TSE e as plataformas não envolve nenhuma troca de dinheiro.
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