Na sexta-feira (15), alguns sites como o TorrentFreak noticiaram que o DuckDuckGo, mecanismo de busca focado em privacidade, tinha removido completamente os resultados de muitos sites piratas conhecidos como o The Pirate Bay, 1337x e o Fmovies, além da página inicial do software de código aberto youtube-mp3.

DuckDuckGo nega remoção de domínios piratas dos resultados de busca

Imagem: Gil C/Shutterstock.com

Lançado em 2008, o motor de busca é voltado principalmente para as pessoas que valorizam a privacidade. Ao contrário dos concorrentes, como o Google, o site não mantém registros de endereços IP ou informações que podem identificar os usuários (sensíveis).

Nos últimos anos, ele tem se destacado por retornar resultados sem a interferência de IA, agendas políticas ou qualquer censura, se distanciando das práticas do Google, que altera ativamente os algoritmos para ocultar, por exemplo, sites piratas. Ao tomar esta medida, o Google até certo ponto apontou o DuckDuckGo quando usuários procuravam pelo site de torrent Pirate Bay.

Como qualquer outro site de buscas, o DuckDuckGo também está sujeito aos potencias problemas com direitos autorais. De acordo como TorrentFreak, isso se tornou evidente pela primeira vez quando o buscador removeu a ferramenta ‘bangs’, atalhos de busca usados no DDG, que também facilitavam, entre outros pesquisas, sites piratas.

“Operamos globalmente, assim como os bangs, e produtos que facilitam ativamente a interação com conteúdo ilegal podem fazer com que nós e nossos funcionários enfrentemos uma responsabilidade legal significativa, e pondo em risco todo o serviço”, explicou Tagawa da DuckDuckBang.

Entretanto, apesar de ter removido 2 mil bangs para sites populares, entre eles o The Pirate Bay, 1337x e o RARBG, o DDG enfatizou na época que os sites ainda estavam listados nos resultados de busca.

Domínios de Pirate Bay e YouTube-dl ainda são encontrados no DuckDuckGo; CEO do buscador se pronuncia no Twitter

No domingo (17), o blog KaBuM! submeteu os sites citados à busca. O teste revelou que ao procurar por “site:piratebay.org” ou simplesmente pela palavra-chave “pirate bay”, o buscador exibe tanto o site oficial quanto outros resultados relacionados ao Pirate Bay. O mesmo acontece com o YouTube-dl.

DuckDuckGo nega remoção de domínios piratas dos resultados de busca

Imagem: Tecmasters/DDG

No Twitter, o CEO e fundador do DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, negou que o buscador esteja “removendo” o YouTube-dl ou o  The Pirate Bay. “Ambos têm estado continuamente disponíveis em nossos resultados se você os procurar pelo nome (o que a maioria das pessoas faz). Nosso site: o operador (que quase ninguém usa) está tendo problemas que estamos investigando.”, explicou Weinberg em uma thread postada hoje, ao se referir à manchete sobre a remoção dos sites de torrent dos resultados do DuckDuckGo.

https://twitter.com/yegg/status/1515636218691739653?s=20&t=A3HJ8qqBYatZbUtUcY_tog

O problema mencionado por ele ao buscar “site:” com os domínios oficiais parece acontecer com o 1337x e o Fmovies, visíveis apenas quando buscados por nomes.

Por outro lado, o blog KaBuM! notou também que o problema relatado pelo TorrentFreak ocorre, de fato, com outros sites de torrent como o Prostylex.org, que não há resultados indexados, tanto ao digitar ‘Prostylex’ quanto ‘Prostylex.org’, encontrado, por exemplo, ao fazer a busca pelo Google.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários