Todos que assistiram a algum filme ou série do universo de “Star Wars”, com certeza já viram os sabres de luz usados pelos personagens para batalhar. Mesmo presente apenas nas produções, o item é desejado por muitos fãs. Se depender da Disney, em breve a tecnologia poderá ser comprada.
Isso porque, a empresa confirmou que trabalha em um sabre de luz verdadeiro e que possui tecnologia retrátil. Tudo começou em 8 de abril quando Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks, encerrou uma apresentação mostrando um sabre retrátil.
Apesar de não haver imagens ou vídeos que comprovem o acontecido, um dos responsáveis pela Disney afirmou que o sabre é, de fato, real.
Patente da Disney
A existência de uma patente da Disney referente ao sabre de luz é conhecida. Em uma imagem presente no registro, há informações sobre a tecnologia retrátil. Embora, na teoria, a criação seja simples, torná-la realidade pode ser bastante complicado.
Segundo a patente, o sabre teria um movimento para abrir ou fechar graças a uma espécie de fita que fica enrolada dentro do dispositivo. Quando acionado, a fita se desenrola junto de um LED que é responsável pela iluminação.
Para ilustrar como a ideia funciona, o designer Ben Ridout postou uma animação 3D da abertura do sabre usando duas fitas métricas.
Did #Disney invent a real working #lightsaber?
Yes they did.
It won't melt through metal blast doors, or cut off your hand, but it does feature an illuminated blade that will extend and retract at the push of a button.
This animation shows the concept behind the tech. pic.twitter.com/e7fwP06CxF
— Ben Ridout (@benridout) April 12, 2021
Além disso, o sabre teria uma espécie de tubo de plástico flexível que é projetado para fora do dispositivo para cobrir todo o mecanismo interno.
Next, widen the tapes and increase the curve, allowing them to partially wrap around each other and form a complete cylinder. Drive this system with a motor so both reels can be extended and retracted in synch at the push of a button. Now, you've got a lightsaber! pic.twitter.com/B3lLMmclDN
— Ben Ridout (@benridout) April 12, 2021
Ridout menciona que, embora as animações sejam lentas, elas servem para facilitar o entendimento da patente. Isso porque o próprio registro pressupõe que o sabre seria rápido, podendo abrir até 60 centímetros por segundo.
Apesar da existência da patente e das renderizações, não há nenhuma informação sobre a chegada da tecnologia ao mercado. Mesmo assim, imaginar que a Disney planeja lançar algo assim no futuro é bastante interessante.
Via: Xataka
Comentários