Alguma vez você já se perguntou quais são as diferenças entre uma calculadora científica e uma calculadora financeira? Se você está na área de exatas ou é um curioso de plantão, é possível que essa pergunta já tenha passado pela sua cabeça. Por isso, vamos descrever as principais diferenças entre elas e ajudaremos a utilizar a ferramenta certa em seus cálculos.

A calculadora comum cobre somente as operações mais simples, e algumas contam com adicionais de memória para funções mais complexas. Já a calculadora científica e a calculadora financeira estão disponíveis no menu do app “Calculadora” do Windows 10, mas as diferenças entre elas não são tão claras.

Para que serve a calculadora científica?

A calculadora científica é uma importante ferramenta para estudantes da área de exatas e profissionais de setores que frequentemente se deparam com números e funções complexas. É especialmente útil para o estudo de Matemática e uma grande aliada em tarefas de faculdade, sendo considerada uma ferramenta obrigatória em várias ocasiões.

Qual é a diferença entre calculadora científica e financeira?

Fonte: Casio/Divulgação

Há diversos modelos de calculadoras científicas, cada uma mais completa e robusta que a outra. No geral, todas atendem ao mesmo propósito, e o investimento varia de acordo com a necessidade; por exemplo, a quantidade de funções matemáticas pré-programadas pode variar entre 58 e 553, indo bem além das operações logarítmicas, trigonométricas, regressões, exponenciais e inversas mais comuns.

Estudantes de Engenharia, Matemática, Física, Arquitetura, Química e muitas outras áreas já se depararam com a necessidade de ter uma dessas em mãos durante as aulas e até em avaliações. Se você pretende cursar algumas delas, esteja ciente e tente conhecer o equipamento antes que isso se torne uma urgência.

Para que serve uma calculadora financeira?

Como o nome já diz, a calculadora financeira é voltada para cálculos de matemática financeira, que incluem a adição de juros compostos, funções estatísticas, taxas de retorno, amortizações e muitas outras normalmente voltadas para quem trabalha nesse meio.

Qual é a diferença entre calculadora científica e financeira?

Fonte: Blog Contabilista/Reprodução

Sendo mais distante da realidade diária da maioria das pessoas, uma calculadora financeira exige que o usuário aprenda a utilizá-la antes de fazer algumas contas. Esse processo pode demorar, e é necessário conhecer as funções antes de aplicá-las nos cálculos. É uma ferramenta especialmente útil para estudantes de Administração, Economia e Ciências Contábeis.

Varejistas e comerciantes também podem considerar essa ferramenta útil para orçamentos mensais e precificação de produtos. Além disso, algumas calculadoras são fabricadas no modo RPN (Notação Polonesa Reversa), o que implica um comportamento diferente. Nesse caso, em uma simples soma ou subtração é preciso digitar os primeiros valores, apertar “Enter”, preencher o próximo número, apertar “Enter” e, por fim, escolher a operação.

Qual é a diferença entre calculadora científica e financeira?

Fonte: VisualHunt

Escolha a calculadora ideal

Ciente do que cada uma delas faz e para quais cursos elas podem ser úteis, fica sob sua responsabilidade decidir qual é a melhor calculadora para você. É claro que há diferentes modelos no mercado que podem atender às necessidades ainda mais específicas e serem mais caras; ainda assim, o dispositivo é um importante aliado na hora de acelerar os cálculos diários, seja na universidade, seja no mercado de trabalho.

Por: Igor Almenara

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários