Destaques da Semana: o PC-micro-ondas brasileiro, uma McCadeira gamer e mais!
E mais: uma cena surreal nas eliminatórias de CS:GO no Rio, a tela elástica e dobrável da LG, a aposta do FIFA 23 para o vencedor da Copa e outros!By - Tissiane Vicentin, 11 novembro 2022 às 17:30
Chegamos à sexta-feira com mais um seu, meu, nosso: Destaques da Semana, com muita brasilidade (mentira, nem tanta brasilidade assim, mas devo dizer que só o PC-micro-ondas já fale por cinco notícias!) Como sempre, encerrando mais uma semana cheia de informação sobre tecnologia, games e entretenimento da melhor forma possível: com uma pitadinha de bom-humor, sem perder a mão da seriedade jornalística — claro.
Quer saber todos os principais destaques e as notícias mais lidas do site nos últimos dias, bora rolar a tela para baixo e boa leitura!
—
10) USB-rasil
Se antes a Apple tinha algum motivo para reclamar de precisar aderir ao modelo de padrão de carregamento via USB-C em smartphones na União Europeia, pelo menos agora ela tem mais motivos para realmente mudar: nesta semana, o Brasil também entrou na dança do USB e colocou em pauta em Projeto de Lei (PL) que prevê a padronização dos carregadores também por aqui.
O PL tramita no Senado e propõe a adição de um artigo à Lei Geral de Telecomunicações (LGT) para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) permita homologar apenas dispositivos com tal padrão. Quem aprovamos a iniciativa?
9) Mais rápido que uma RTX
A uma semana de ser oficialmente lançada, a placa de vídeo (GPU) RTX 4080 da Nvidia passou por três testes independentes de benchmark, com três APIs gráficas: Vulkan, OpenCL e CUDA (todas via Geekbench). O resultado? Ganho de, pelo menos, 30% de velocidade. Sim, pelo menos.
Os resultados foram os seguintes: a placa registrou desempenho de até 29,9% na Vulkan; 37,1% na OpenCL e 45,7% na CUDA — isso em comparação à geração anterior, a RTX 3080.
Parece que, mesmo tendo uma ex-futura-versão cancelada, a GPU ainda promete ser potente e não terá muitos desafios que não consiga enfrentar (a não ser, talvez, pela AMD que recentemente afirmou que a sua RX 7900 XTX veio para bater de frente com a rival. E a gente fica como? Torcendo pra rolar treta, porque nós gostamos mesmo é de ver combate de hardware parrudo (especialmente se mandarem uns pra gente testar…oi?)
8) Os Simpsons prevê – não, péra…
Será que o FIFA 23 quer ser o novo Os Simpsons? Apesar da animação ser conhecida por “prever” diversos acontecimentos do mundo (como a eleição de Donald Trump para presidente, os smartphones e videoconferências, Lady Gaga no Super Bowl e — infelizmente — o Brasil sendo eliminado da Copa pela Alemanha), quem está concorrendo ao posto agora é o FIFA 23. Segundo o jogo, a Argentina seria a campeã da Copa do Mundo do Qatar em cima do Brasil. Quem aposta no bolão? Eu tô fora, hein…
7) Elástica e dobrável
Quando se utiliza os termos “elástica” e “dobrável” para definir alguma coisa, certamente “tela” não estaria entre as primeiras opções que você utilizaria em uma frase. Quer dizer, não estava. A LG apresentou nesta semana uma tela elástica e dobrável (olha aí) de alta resolução, equipada com uma tecnologia desenvolvida pela empresa e a qual ela chama de “360º” — o que, basicamente, significa que você pode dobrá-la, estendê-la e torcê-la, sem danos. Parece coisa de ficção científica, mas é só mais uma criação que possivelmente demoraremos para ver no mercado, já que o projeto ainda é um piloto em desenvolvimento.
6) Um canibal americano, só que ao contrário
Para quem é fã de séries com uma pegada “true crime” pode curtir essa novidade: a Netflix anunciou nesta semana uma nova temporada de Dahmer: Um Canibal Americano. A produção, criada por Ryan Murphy e Ian Brennan, se tornou uma das mais populares da plataforma de streaming, contabilizando 196,2 milhões de horas assistidas globalmente.
O único detalhe ~curioso~ (com todo o perdão da palavra) da nova produção é que não será exatamente Jeffrey que irá retornar, apesar da série levar seu nome. Isso porque o serial killer retratado da vez será outro — mas ainda não há detalhes divulgados sobre o novo caso.
5) 16K de resolução?
Já ouviu falar de televisores com resolução 8K, né? Tipo uma realidade um tanto… distante de modo geral. E você já viu um game rodando em 16K? E se disséssemos que o tal game é GTA V? Parece muito para ser verdade, mas… é verdade mesmo. A proeza foi alcançada com louvor pela RTX 4090 — sim, ela.
A placa da Nvidia não apenas conseguiu rodar o jogo sem problemas, como também deixou um ray tracing-zinho ativado — só pra tirar uma onda. O único problema é que não dá para assistir o feito no YouTube porque, bem, a resolução de 16K ainda não está disponível na plataforma — ou em qualquer lugar acessível ao público, diga-se de passagem.
Mas fica aqui o vídeo pra você poder ver em HD, pelo menos:
4) Ex-Machina da realidade
Quem nunca viu um daqueles filmes de ficção científica em que a Inteligência Artificial fica não-tão-artificial, que engana um humano e, no fim, o mundo basicamente acaba? Tá, estamos sendo um tanto exagerados aqui (será?), mas a realidade é que a atuação da IA está cada vez mais complexa e, para um cérebro humano, também está ficando um bocado complicado de explicar tanto emaranhado.
Tão complicado que o professor de ciência da computação Roman V. Yampolskiy, da Universidade de Louisville, no Kentucky (EUA), escreveu em seu estudo “Inexplicabilidade e Incompreensibilidade da Inteligência Artificial” que o negócio ficou tão complexo que, basicamente, os cientistas da área precisariam dar um passo atrás e focar mais em entender “o porquê” que a tecnologia responde de uma determinada maneira, do que no “o que” ela pode fazer. Ou isso, ou podemos ter um Ex-Machina muito em breve solto por aí — teorias da conspiração #ModeOn.
3) Senta, que lá vem McDonald’s
Sim, o McDonald’s criou uma cadeira gamer própria — e não, o Casimiro não é o garoto-propaganda dessa ação. A cadeira, criada para uma espécie de marketing para o lançamento do McCrispy, vem com uma máquina de sorvete para uma casquinha mista a qualquer hora? Quem dera. No entanto, ela inclui dois suportes laterais para acomodar lanches, batatas e molhos, e ainda por cima é construída com um material antimanchas, para evitar marcas de gordura nojentas.
Dito isso, há o clichê de sempre: a má notícia é que existe apenas uma unidade para sorteio e, a menos que você more na Inglaterra, Escócia ou País de Gales (e tenha nascido com o bumbum virado para a Lua), conseguir uma cadeira dessa será praticamente impossível. Mas fique com as imagens, porque é o que nos resta…
2) Você está eliminado!
Sabe aquela expressão que diz “acertou em cheio”? Pois este jogador de CS:GO levou a frase a outro nível. Durante a quinta rodada do torneio IEM Rio Major 2022 Challengers Stage, patrocinado pela Valve, Sergey “Ax1Le” Rykhtorov mirou e acertou bem na cabeça do adversário, em uma tacada. Como se o feito não fosse difícil o suficiente, saiba que ele fez isso enquanto dava um salto. A cena foi tão rápida, que o adversário nem deve ter visto de onde veio a voadora bala.
Em um replay no fim da partida, foi possível ver o momento que foi absurdamente calculado. Tá certo que ele morreu logo em seguida, mas certamente foi imortalizado nesses segundos de fama.
https://www.youtube.com/watch?v=mI5gn9Rc1r4
1) O MacGyver brasileiro
Há quem use o micro-ondas para aquecer a janta do dia anterior ou mesmo estourar uma pipoca na noite de um domingo. Mas existe também quem use o eletrodoméstico para… alocar componentes de um computador. Pode até parecer loucura, mas foi isso que o brasileiro Lucas Cavalcante fez para economizar na montagem do setup, após ter perdido o emprego na pandemia. E não é que deu certo?!
Ao blog KaBuM!, o mecatrônico contou um pouco mais sobre essa história, no mínimo, peculiar. Recomendamos fortemente um cliquezinho (e um compartilhamento, talvez?) para mais detalhes deste projeto à la MacGyver — na dúvida, dê um Google também. Mas, um breve spoiler: o enredo envolve empréstimo de dinheiro da namorada, sucata de graça e um possível novo PC-micro-ondas. Chega mais pra ver aqui.
—
Os Destaques da Semana
Antes de nos despedirmos, queríamos te contar uma novidade: neste ano, a Campus Party Brasil voltou para o presencial e, entre hoje e a próxima terça-feira (15), estaremos por lá! Além disso, o blog KaBuM! fechou uma parceria com a organização e, se você tiver interesse em dar uma ~espiadinha~ no que está programado para as apresentações, você pode ver este link aqui (e também aproveitar o cupom de desconto para leitores do site: TECMASTERSNACPBR).
Lembrando que o evento também possui uma área de acesso gratuito, e você consegue saber mais sobre o que fazer por lá, neste link aqui.
—
*O conteúdo dos Destaques desta semana contou com a coautoria de Igor Shimabukuro.
Comentários