Começando mais um Destaques da Semana, a sua coluna favorita aqui no blog KaBuM!, recheada com os principais acontecimentos (e também com uma pitada de notícias que mais atiçaram a curiosidade de nossos leitores) dos últimos dias. Se você já é de casa, pode ir pegando a sua xícara de chá para esta tarde, sente-se confortavelmente na poltrona e bora para o primeiro link.

Se você ainda não nos conhece: uma rápida apresentação. Todas as sextas-feiras trazemos o suprassumo, a nata, as melhores delícias que o mundo da tecnologia, do entretenimento e dos games pode ter, e entregamos a você em um formato de resumo cheio de estilo e embrulhado com muito espero para te presentear. Vamos abrir esse laço, então? Chega mais.

10) AdGuardando pelo fim

Dia desses, estava eu lendo uma discussão no Reddit. Quem iniciou o papo, que era sobre como a Internet virou um caos na Terra cheio de propagandas e pop-ups para usuários, usou uma frase no título do tópico que eu achei massa e vou citá-la por motivos de: é muito boa mesmo. O user nebuleo diz: “A internet está cada vez mais ‘user-enemy'”. Achei a sacada boa (e a discussão também, fica aí a dica da leitura/reflexão).

Por que fiz toda essa introdução? Porque sim, Zequinha! ela é justamente sobre o assunto do tópico: o bombardeio de anúncios indecentes e pop-ups chatas que vivem aparecendo em basicamente qualquer movimento que você faz na Internet (menos quando você acessa o blog KaBuM!, fica aí a observação). Que atire a primeira pedra quem nunca quis chutar o monitor do PC depois de tanta coisa que teve de fechar antes de conseguir ver o que queria em um site!

Notebook em cima da mesa exibe, na tela, a ilustração de uma mão fazendo o símbolo de 'pare' com o texto adblock ao lado

Imagem: monticello/Shutterstock

E, como o mundo da tecnologia adora uma boa polêmica, esta foi um oferecimento do Google: a partir do ano que vem, com o fim do suporte para extensões Manifest V2 do Chrome, os bloqueadores de anúncios conhecidos do mercado serão menos eficazes — tipo muito menos. E, de quebra, todas as extensões da plataforma serão desativadas da Chrome Web Store em janeiro de 2024. Vai demorar um tico ainda para acontecer? Sim. Contudo, usuários do navegador já devem se preparar para uma nova enxurrada de ads saltando das páginas na web. O fato é: quem precisa de inimigos quando se tem a Internet de hoje…

9) Quebra essa aí, Rockstar!

Por mais que o Google Stadia não seja lá uma plataforma muito popular, o anúncio de encerramento do serviço — programado para janeiro do ano que vem — deixou muitos jogadores tristes. Entre eles está o dono do canal Colour no YouTube. Apesar de ter garantido o reembolso de Red Dead Redemption 2 adquirido no serviço, ele perderá quase 6 mil horas de progresso no game da Rockstar, porque investiu todos esses 250 dias de progresso só no modo online.

Rockstar Social Club permite marcar jogatinas de Red Dead Redemption 2

Imagem: divulgação

Ou seja: não será possível transferir o personagem para outra plataforma quando o Stadia for encerrado. Simples assim. Mas, como a esperança é a última que morre, o jogador suplicou para a Rockstar fazer algo para impedir que suas suadas horinhas de gameplay sejam jogadas no lixo. Estamos comovidos e em luto pela história e esperamos que acabe tudo bem. No mais, iniciaremos o movimento #QuebraEssaAíRockstar. Custa nada tentar, vai que…

8) ‘Aqui é trabalho!’ – Red, CD Projekt

Quem estava sentindo falta de uma notícia da CD Projekt Red, então toma essa. É o seguinte: a publicadora e desenvolvedora pegou todo mundo de calças curtas e anunciou uma porrada de novidades para os próximos anos. Os destaques ficam na conta de uma sequência de Cyberpunk 2077 — que chega sabe-se lá quando — e de uma nova trilogia para renovar a saga The Witcher. Ainda sobre essas duas franquias, há uma nova expansão (Phantom Liberty) para o game de universo distópico programada para 2023 e mais dois outros projetos envolvendo o universo do bruxão.

Cyberpunk 2077

Imagem: divulgação/CD Projekt RED

Ah, tem também um tal de projeto Hadar que promete ser totalmente diferente de The Witcher ou Cyberpunk 2077. O que não vai faltar é trabalho para essa equipe de desenvolvimento da empresa, hein? Haja braço para tudo isso de novidade. Mas que fique claro: não estamos reclamando, não.

7) Tá liberado!

Call of Duty, da Activision, pode se tornar exclusivo de Xbox, teme a Sony

Imagem: reprodução/Microsoft

Depois de muita polêmica, muitas tretas e verificações processuais, a Microsoft finalmente teve sinal verde para seguir com a compra da Activision Blizzard — ao menos aqui no Brasil. Mesmo com o temor de que Call of Duty poderia se tornar exclusividade da MS, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) entendeu que a negociação não apresenta ameaça para o mercado nacional ou infração à lei antitruste. Assim, o aval para seguir com o processo de compra foi dado sem qualquer restrição. Agora é bola para frente e segue o jogo com outras nações, já que a compra afeta o mundo todo. É… não foi dessa vez que a Sony conseguiu dar uma cutucada grande na rival.

6) Tá liberado, parte II

WhatsApp logo

Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock

Quem também deu um sinal verde nesta semana foi o WhatsApp. O app liberou um novo recurso que permite aos usuários bloquear capturas de tela. Assim, quem curte a ideia de sair printando tudo que é coisa na tela do mensageiro, vai ter que repensar a prática, já que ao tentar realizar a captura, vai ser barrado com mensagem de que “o processo não pôde ser concluído”. O lado bom… pra quem adora mandar #nudes por aí, já pode ficar despreocupado, que as chances de cair na rede agora são menores.

5) It’s a me Mario!

Quantas vezes você quis ouvir essa frase em um filme? Muitas pra mim, pelo menos. Não vai mais precisar esperar, porque a Nintendo finalmente liberou a data de estreia do filme Super Mario Bros. e também o primeiro trailer oficial nesta semana (que está lindinho demais e você pode ver aí embaixo!) A melhor parte dessa história toda ai, meus amigos brasileiros, é que a estreia vai acontecer aqui muito antes dos EUA. Em 30 de abril de 2023, você já pode pegar a pipoca e se preparar para ver o Mario derrotando o Bowser no melhor estilo! Quem estamos ansiosos?

4) É comprimento pra mais de metro

Já ficou perdido ao procurar por uma tecla específica do teclado nas fileiras do periférico? Não? Bem, nós do blog KaBuM! também não. Mas essa foi basicamente a desculpa a justificativa para o Google Japão anunciar sua inovação anual de praxe e apresentar um novo teclado físico Gboard de 1,65 m (sim, mé-tro) de comprimento, que contém teclas dispostas lado a lado em uma única fileira. Diferente? Com certeza. Bizarro? Com certeza também.

Tirando o fato do periférico ter um design ímpar (nada intuitivo, por sinal) e ser maior que muitas pessoas por aí, ele funciona como um teclado normal. Curiosamente, o grande diferencial mão é o tamanho, mas as funcionalidades. Pensamos em algumas: medir coisas (virtualmente qualquer coisa), alcançar interruptores sem sair da cadeira, funciona como um bastão de equilíbrio em uma apresentação circense, ou mesmo auxiliar de escalada radical, coçador de costas…

Aos interessados — se é que existem —, saibam que o teclado não será efetivamente lançado (aaahhh). Ao invés disso, a Big Tech disponibilizou um kit DIY (“faça você mesmo”, em tradução livre) com o design de código aberto, desenhos, diagramas de circuito e firmware no GitHub. Ou seja, quem quiser um teclado de 1,65 m terá de fazê-lo por conta própria. Se alguém se habilitar, por favor, venha nos contar! 

3) Free-to-play, só que sem o play

O Overwatch 2 é um daqueles games que pertence à seleta lista dos free-to-play, ou seja, que podem ser jogados sem que seja necessário pagar por ele (só para poder ter algumas coisinhas extras no jogo). Isso é ótimo… quando dá pra jogar — que foi o contrário do que deu para fazer nesta semana. Mas, sejamos justos, pelo menos a culpa não foi da Blizzard. Um ataque aos servidores impediu que os jogadores logassem durante o lançamento do jogo. Resultado? Filas intermináveis e diversos erros de conexão.

Overwatch 2

Imagem: divulgação

Mas vale dizer também (e agora, por culpa da Blizzard mesmo) que muitos gamers relataram diversos – como itens e moedas desaparecendo, ações resultando em tela preta e o sistema de proteção via SMS da Blizzard deixando de funcionar. A questão já tá resolvida, mas fica aí o registro da treta da semana.

2) PS5 desbloqueado

PS5

Imagem: Kerde Severin/Unsplash

Não, não estamos falando de jogos piratas. Depois de quase dois anos do lançamento oficial, o PlayStation 5 foi desbloqueado pelo hacker Lance McDonald o mesmo que criou o patch não oficial de Bloodborne que atinge 60 fps. Segundo ele, o console agora oferece a opção de executar as configurações de depuração do equipamento. O que isso significa na prática? Que se você quiser se aventurar, vai ter que ter sangue frio, porque a liberação é parte de uma exploração de vulnerabilidade. Então foi desbloqueado, mas não recomendamos.

1) Resumão dos brother

Desta vez, deixamos um espacinho no final reservado para os principais ocorridos na semana – vulgo mais eventos que, pra variar (mas não tanto quanto no último Destaques, vale dizer). Então, lá vai um resumo em tópicos pra você se situar:

Lançamento do Google Pixel 7

Apesar dele não ser vendido no Brasil (#xatidos), nós gostamos de ver novidades no mercado de dispositivos. Por isso, realizamos a cobertura do evento e você pode ver os principais dispositivos (incluindo um novíssimo Pixel Watch) aqui.

Tá rolando nesta semana também a BGS 

A Brasil Game Show é uma atração à parte, visto que está rolando e vai até a próxima quarta-feira, dia 12. Então, é bem possível que ainda tenhamos muito caldo para engrossar sobre isso até o próximo Destaques. Enquanto você espera, pode acompanhar de longe as melhores imagens que conseguimos no primeiro e segundo dias de evento (pra matar a curiosidade), pode ver esse guia maroto para aproveitar o evento, e também essas dicas aqui e esses jogos aqui para aproveitar ao máximo os dias por lá (se você for dar um pulo na feira). Por fim, mas não menos importante, fica aqui uma coletânea de cosplays – porque não é só de estandes e brindes que vive a BGS, não é mesmo?

E, para fechar com chave de ouro: já pensou em jogar no Linux?

Nós aqui no blog KaBuM! não só pensamos, como alcançamos a meta com louvor. Quer saber qual é a experiência de rodar alguns jogos no sistema – que não costuma ser a primeira escolha de quem joga? Vem ver aqui como foi o teste (um spoiler: deu muito bom!)

Os destaques da semana

Encerrando mais um Destaques da Semana. Esperamos que você tenha se sentido muito bem informado e que aproveite o final de semana da melhor forma: comendo e dormindo, claro (e não necessariamente nesta ordem). Até semana que vem!

*O conteúdo dos Destaques desta semana contou com a coautoria de Igor Shimabukuro.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários