Destaques da Semana: #deuruim na NFTlândia, CJ de GTA (literalmente) muito gato e mais!
A Matrix descentralizada, esquemas para hackear um banco de carro e muito maisBy - Tissiane Vicentin, 29 julho 2022 às 17:30
Último Destaques da Semana* deste mês agraciado com cinco sextas-feiras (o que significa um conteúdo extra aqui no blog KaBuM! para alegrar o seu dia).
Explicando rapidinho para quem ainda não conhece a coluna: às sextas-feiras, pontualmente, separamos as melhores e mais lidas notícias da semana em um resumão cheio de estilo para que você possa se informar e, de quebra, dar aquela relaxada para se preparar para o fim de semana. Se quiser detalhes, colocamos o link para as matérias completas nos títulos. Vamos nessa?!
—
10) NFTragédia? (ou o lucro que ficou no passado…)
Que o universo cripto e de NFTs não está bem das pernas em 2022, o mercado já está careca (ou seria “calvo”?) de saber. Mas diante desse cenário, nosso repórter Igor Shimabukuro decidiu conversar com analistas, estúdios de games e players do segmento para desvendar como isso está afetando os polêmicos jogos blockchain.
Spoiler 1: quem entrou recentemente no mercado, se deu mal. Spoiler 2: tudo indica que o modelo “play-to-earn” está com os dias contados (seria ele um novo modelo “play-to-lose”?). Spoiler 3: os jogos NFT ainda podem ser a salvação para a retomada dos tokens digitais. Spoiler 4: Tom Holland ficou com inveja dessa prévia. Mesmo com tudo isso de spoiler, ainda vale a pena ver a matéria completa, tá? Só vem.
9) Tá precisando de uma identidade nova?
Não, não estamos falando de falsificar uma pra poder entrar na balada (̶e̶s̶t̶a̶m̶o̶s̶ ̶d̶e̶ ̶o̶l̶h̶o̶,̶ ̶h̶e̶i̶n̶?̶)̶ Desde a última terça-feira (26), a Secretaria de Segurança de algumas unidades federativas brasileiras estão emitindo a nova carteira de identidade. O documento vem com algumas mudanças interessantes como um QR Code, para validação eletrônica, e também vai contar com um código chamado MRZ, que é de padrão internacional e serve como documento de viagem. Agora a parte ruim: o padrão é internacional, mas por enquanto o Brasil só tem acordo com Mercosul — que era, inclusive, quem já aceitava o RG antigo, então não mudou lá muita coisa nesse aspecto. Ou seja…
8) É hexa!
Em 19 de julho, a Samsung deu um passinho rumo ao que esperamos ser grandes novidades para o próximo celular da linha Galaxy da empresa, o S23 Ultra. De acordo com um documento compartilhado pelo TM View, a coreana registrou a marca Hexa²pixel, o que pode significar a chegada do sensor de 200 MP para o próximo smartphone top de linha da empresa (o que também pode significar um precinho Brasil bem particular que conhecemos bem, mas vamos aguardar novidades).
7) Primeira vez (e deu mancada)
O icônico jogo da Rockstar, Grand Theft Auto, pode ter uma protagonista feminina jogável. Em uma reportagem sobre o jogo, a Bloomberg citou “fontes próximas ao assunto” como as responsáveis pela afirmação que ainda não foi confirmada pela Rockstar, claro. Outra coisa que deu força ao rumor: nesta semana, identificaram que a atriz porto-riquenha Alexandra Echavarri teria colocado em seu currículo que iria protagonizar um jogo da Take Two Productions.
Vale citar que a mudança foi feita recentemente e que, antes disso, o documento citava que o título em que ela trabalhava pertencia especificamente à Rockstar Games. Pode ser que Alexandra tenha dado uma mancada feia com a empresa, pode ser uma jogada de marketing daquelas da publicadora #TeoriasDaConspiraçãoModeOn, ou pode ser que um alienígena invadiu a Terra e implantou essa informação — vai saber.
O fato é: a possível novidade tem dividido opiniões, com pessoas super a favor de uma protagonista mulher, e outros nem tanto… No caso, teremos de esperar um pouco mais (talvez muito mais, na real) para saber detalhes sobre o GTA 6.
6) Bugou aí ou é impressão minha?
Nada de novo sob o Sol: novas atualizações chegaram para os mais recentes sistemas operacionais da Microsoft e trouxeram “de brinde” novos bugs para os usuários. Em alguns casos com o Windows 11, os patches KB5015882 e KB5015814 sumiram com o menu Iniciar e nem mesmo a tecla “Win” foi capaz de contornar o pepino. Já para outros usuários que baixaram o update KB5015807 no Windows 10, utilizar a impressora tem sido tarefa impossível.
O bug do menu Iniciar já foi corrigido em um novo patch, mas o impasse com as impressoras segue sem resolução — a não ser soluções temporárias. Não sei se é impressão minha, mas parece que vai demorar pra resolver isso daí…
5) Whiskas sachê diretamente de San Andreas
Lançado na semana passada, Stray parece ser a mais nova febre do momento (até para os gatos reais) — até porque viver uma vida baseada em comer, dormir, fazer parkour e dar uma “fugidinha” de madrugada pode ser, no mínimo, um sonho. Mas não há nada tão divertido que não possa ficar ainda mais divertido com a presença de mods (sempre eles). Prova disso são as novas modificações lançadas para o game, que trouxeram novas carinhas para o protagonista.
E tem mod pra tudo: um que deixa o gato mais gordinho, outro que personaliza o gato com base em animais da vida real, um complementar que substitui o felino por um cachorro e até mesmo um que torna o Garfield um personagem jogável. O mais inusitado, no entanto, trata-se de uma modificação que transforma o protagonista em CJ, personagem de GTA San Andreas.
O mod só não é perfeito porque não inclui novas missões, como traficar ervas para gatos, fugir da Patrulha Canina ou sair na patada com gangues rivais.
4) Falha na Matrix (só que o contrário)
Desta vez, apresentamos uma Matrix que deu muito certo! Um grupo de desenvolvedores e voluntários está criando uma rede de mensagens aberta e descentralizada, a qual eles chamaram de… sim, isso mesmo: Matrix. Apesar de novata, ela já tem mais de 60 milhões de usuários — um crescimento recorde de 79% nos últimos 12 meses. Se isso não é uma Matrix que deu certo, não sei o que é.
3) A “besta” das GPUs
A série RTX 40 da Nvidia tem sido extremamente aguardada, mas um recente vazamento aumentou (ainda mais) a ansiedade da comunidade. Pelo Twitter, o famoso leaker kopite7kimi (sim, sempre ele) informou que a Team Green está trabalhando em uma nova placa de vídeo — tudo normal até aí. Mas não se trata de uma placa gráfica qualquer: o produto em questão supostamente seria alimentado por uma GPU AD102-450-A1, 18.176 núcleos CUDA e incríveis 48 GB de memória. Não à toa, ela carrega o apelido de “the beast” (“a fera”, em tradução livre).
Alguns acreditam que a placa pode ser a RTX 4090 Ti, enquanto outros se rendem ao benefício da dúvida. De todo modo, vale destacar que isso segue como especulação e, mesmo que seja verdade, não significa que o projeto realmente chegará ao mercado. Dito isso, fica o recado à @Nvidia: se realmente for lançar a GPU, manda um exemplar aqui pra gente. ❤️
2) B, de Bumbum quentinho pirateado
Há alguns Destaques atrás, nós do blog KaBuM! noticiamos o plano de assinatura (no melhor estilo “freemium”) da BMW para oferecer bancos aquecidos aos seus motoristas. Mas, como a ativação do recurso baseia-se em um desbloqueio de hardware, o inevitável aconteceu: os clientes da fabricante já estão buscando “empresas especializadas” pra não dizer hackers mesmo para uma ativação paralela.
A prática até pode sair mais em conta do que pagar US$ 18 todo santo mês. Mas vale reforçar que se a empresa alemã detectar qualquer desbloqueio suspeito, poderá “resetar” o carro para as configurações de fábrica. Ou seja, o tiro pode sair pela culatra.
1) A valsa do quebra-dedo…quer dizer, nozes
Imagine a cena: um torneio de xadrez entre um garotinho de 7 anos e um robô. Vou repetir: torneio de xa-drez. O que você pode esperar? Movimentos relativamente monótonos e apenas aquela tensão no ar relacionada a quem vai fazer a jogada mais rápido e dar o xeque-mate, certo? Errado — ao menos nesse torneio que rolou na Rússia (onde mais?)
Durante a jogatina, um robô fez um movimento um tanto brusco, quebrando o dedo do garoto. Em sua defesa, os organizadores da competição alegam que o menino se “apressou” para jogar. O presidente da federação de xadrez de Moscou, inclusive, soltou a seguinte pérola: “o robô quebrou o dedo da criança. Isso, com certeza, é ruim”. Se eu puder pedir licença para parafrasear o Seu Madruga aqui, eu diria que ruim é ter que trabalhar, amigo. Quebrar o dedo de uma criança é grave.
Aos curiosos de plantão, cenas fortes a seguir (já avisando antes, né?)
—
Os Destaques da Semana
Por hoje é só pessoal! Nos despedimos em mais uma edição dos Destaques da Semana. Esperamos por você em mais uma sexta-feira de muito conteúdo aqui no blog KaBuM!. Um beijo e um queijo.
—
*O conteúdo dos Destaques desta semana contou com a coautoria de Igor Shimabukuro.
Comentários