Os desafios lançados no TikTok já causaram inúmeros problemas; no começo do ano, uma menina argentina de 12 anos morreu após participar de um deles. Agora, duas grandes montadoras se viram obrigadas a oferecer atualizações gratuitas de software para milhões de seus veículos em circulação que resultou em centenas (ou milhares) de roubos de carros.

Além dos roubos – que aconteceram principalmente nos Estados Unidos -, o “Desafio Kia” é responsável por pelo menos 14 acidentes e, consequentemente, oito mortes, segundo a Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA.

Desafio no TikTok força Hyundai e Kia a atualizar software de 8 milhões de veículos

Imagem: Shutterstock

O “Desafio Kia” no TikTok

No TikTok, bandidos que se autointitularam “os Kia Boyz” postavam vídeos ensinando como burlar o sistema de segurança dos veículos usando um simples cabo USB.

Como resposta ao tal desafio, a Hyundai e sua subsidiária Kia estão se oferecendo para atualizar a “lógica do software de alarme contra roubo” para estender a duração do som do alarme de 30 segundos para um minuto. Os veículos também serão atualizados para exigir uma chave na ignição para ligar o veículo.

Não dá para saber exatamente quantos veículos foram roubados a partir dessa ideia compartilhada por criminosos no TikTok. Mas as estatísticas dão uma ideia. Em Milwaukee, por exemplo, a polícia relata que 469 Kias e 426 Hyundais foram roubados em 2020. Esses números dispararam no ano seguinte para 3.557 Kias e 3.406 Hyundais.

Aproximadamente 3,8 milhões de Hyundais e 4,5 milhões de Kias são elegíveis para a atualização de software gratuita, para um total de 8,3 milhões de carros das marcas em circulação nos EUA.

Fonte: NHTSA

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários