Denunciante do Facebook cria organização para buscar soluções aos danos causados por mídias sociais
Para isso, Frances Haugen quer concentrar esforços em documentar falhas de empresas da Big Tech em cumprir 'obrigações éticas para com a sociedade'By - Liliane Nakagawa, 26 setembro 2022 às 21:30
A organização sem fins lucrativos recém-criada pela whistleblower do Facebook, Frances Haugen, pretende canalizar esforços para buscar soluções aos danos causados pelas redes sociais, como ela mesma anunciou na quinta-feira (22).
Em 2021, a ex-gerente de produtos da então holding Facebook (atualmente sob o nome de Meta Platforms) se tornou denunciante após liberar milhares de documentos internos das empresas do grupo. De acordo com Haugen, o material detalhava falhas das redes sociais, como Instagram, em tentar proteger adolescentes, e a carência de ações para reprimir desinformação sobre vacinas contra Covid-19 em detrimento dos interesses financeiros da companhia de Zuckerberg.
De acordo com um comunicado de imprensa, Beyond the Screen, como é chamado o projeto da ex-Facebook, vai criar um banco de dados aberto documentando como as empresas da Big Tech estão falhando em cumprir “obrigações éticas para com a sociedade” e delinear possíveis soluções.
Beyond the Screen será parceira de outros projetos como Project Liberty, organização que trabalha para construir um novo protocolo operacional para redes sociais, e a Common Sense Media, que defende o conteúdo de mídia seguro voltado para crianças.
Via Reuters
Comentários